Brasil vai crescer mais que os pessimistas estão prevendo, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua discordância nesta segunda-feira (3) com as previsões de crescimento do país abaixo de 1%. Ele acredita que a economia brasileira dará um salto significativo quando a economia micro, pequena e média começar a operar em todo o país. Ele enfatizou que, à medida que as pessoas produzem, compram e vendem mais, a economia crescerá. Essa declaração foi feita durante a terceira reunião ampliada com ministros no Palácio do Planalto.
As previsões do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira em 2023 são de 0,9%, enquanto o Ministério da Fazenda projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,6%. O Banco Central prevê um crescimento de 1,2%, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado na semana passada, enquanto o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta um PIB de 1,4% para este ano.
Lula ressaltou que o Brasil crescerá mais do que as previsões pessimistas, desde que o governo acredite nesse crescimento e faça os investimentos necessários. Ele destacou a importância de fazer investimentos e impulsionar a geração de empregos como obsessões do governo para fazer o país crescer. Lula também anunciou que haverá uma reunião com todos os ministros na próxima segunda-feira (10) para apresentar o plano de trabalho para os próximos períodos, quando o governo completará 100 dias de atividades.