Satélites Starlink são vistos no céu da última noite na região

Moradores de Farroupilha foram surpreendidos por volta de 19h40 desta quinta-feira, 16, com uma fileira de luzes brilhantes se movendo no céu. Ouvintes de diversos pontos da cidade enviaram mensagens para o WhatsApp da Spaço FM relatando o fato. O rastro luminoso trata-se de um grupo de satélites Starlink, da empresa Space X, pertencente ao bilionário Elon Musk.

A ouvinte Marisa de Oliveira, do bairro Primeiro de Maio, afirma ter visto mais de 100 luzes brilhantes. A filha dela, Stefany de Oliveira, registrou o momento no bairro São Roque. Morador do bairro Monte Verde, Everaldo Cousseau fez uma foto da passagem dos satélites. Já a Eduarda Cerbaro fez o registro no bairro Primeiro de Maio. Luciane Stoll observou o fato direto do bairro América e foi a primeira a comunicar a Spaço FM. “Por auto, contamos 48, com espaço muito alinhados entre eles. Foi uma experiência única”, destacou.

De acordo com especialistas já ouvidos em outras aparições dos objetos pelo céu do Rio Grande do Sul, os satélites são avistados quando estão se deslocando em órbita baixa. O site findstarlink.com informa os locais onde estes objetos passam. Neste site, é confirmado que os equipamentos da Starlink puderam ser vistos em Farroupilha por volta de 19h41 desta quinta. Foi nesta exata faixa de horário que os ouvintes começaram a observar os satélites e enviaram os relatos para a Spaço FM.

Conforme a BBC, os lançamentos da Starlink fazem parte de um projeto que pretende formar uma constelação de milhares de satélites, para fornecer internet de alta velocidade a partir do espaço para áreas remotas do planeta. Já são mais de 3,8 mil satélites que já orbitam a Terra no intuito de criar uma rede global de internet.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo