Veranópolis alterará decreto municipal para recepcionar novo modelo de monitoramento da pandemia

Mudança no texto, porém, não ocasionará nenhuma alteração nos regramentos já estabelecidos na cidade

Após o anúncio do novo modelo de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, por parte do governo estadual, na última semana, Veranópolis prepara-se para a recepção formal desses novos regramentos. Seguindo a orientação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do nordeste (AMESNE), entidade responsável pela Serra Gaúcha, o decreto estadual – publicado no sábado, dia 15 – será recepcionado pela cidade, por meio da alteração do decreto municipal.

Esse movimento representa o reconhecimento oficial do novo modelo. A mudança no texto, porém, não acarretará em alterações de regramentos, na prática, afirma o prefeito de Veranópolis Waldemar de Carli. Todos os protocolos estabelecidos no momento seguirão valendo, até segunda ordem, sem modificações.

Uma reunião entre os 49 municípios da Serra deverá ocorrer ao longo da semana. Até o momento, a data não foi definida. Nesse encontro, possíveis mudanças nos regramentos serão discutidas. A projeção, segundo o prefeito de Veranópolis, é que novas flexibilizações, pontuais, ocorram. A expectativa, em diversos segmentos da sociedade, é para o retorno de eventos e atividades esportivas, únicos segmentos que não foram flexibilizados até o momento.

A Serra está, atualmente, no quadro de regiões alvos de recebimento de “aviso” pelo grupo de trabalhos (GT) Saúde, do Estado. O fato significa que uma tendência de piora está sendo diagnosticada na região. A publicação do decreto municipal deve ocorrer ainda nesta segunda-feira, dia 17 de maio, por meio da Secretaria de Governo.

Dados da região da Serra Gaúcha

Neste momento, 87,8% dos leitos de UTI da região estão ocupados. O número vem se mantendo estável nos últimos dias, porém, segue elevado. Veja mais dados da localidade, abaixo:

Sair da versão mobile