Macrorregião da Serra Gaúcha recebe aviso sobre avanço da pandemia

Segundo o novo modelo do RS, nomeado de 3As, o aviso aponta que há uma tendência de piora na região

A Serra Gaúcha é uma das sete regiões que recebeu aviso por parte do grupo de trabalho da Saúde do Rio Grande do Sul. Segundo o novo modelo de combate ao coronavírus, nomeado de 3As, o aviso é um apontamento sobre a tendência de agravamento da pandemia que apresenta uma determinada região. Caso a situação piore, um alerta será emitido para a localidade. Esse fato obrigaria os gestores a implementar medidas mais restritivas, para barrar o avanço do vírus.

Essa ação ainda não é necessária para a macrorregião, mas pode ser no futuro, caso os dados não apresentem melhora. Santa Maria, Uruguaiana, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas e Santa Cruz, também foram notificados com avisos. Já Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Cachoeira do Sul, receberam alertas do Estado.

Na Serra, por enquanto, serão seguidos os protocolos variáveis e obrigatórios que constam no decreto estadual. Caso a situação se altere ao longo da semana, medidas mais ou menos restritivas serão discutidas entre os prefeitos, em reunião.

– Precisamos aguardar essa semana para ver os indicativos, os números da saúde, pois todos os prefeitos, sem exceção, estão muito preocupados. […] Nós já detectamos que estamos com números acima do Estado, […] por isso a nossa análise durante essa semana, para que a gente possa ir avaliando todos os dias e tomar as melhores decisões para proteger a população – afirma o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Fabiano Feltrin.

Entrevista tratou sobre o tema

Os 3As:

Aviso

Quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um aviso para o respectivo comitê técnico regional. Quando detecta outras situações como reduzido ritmo da vacinação ou registro instável de dados, o GT Saúde também emitirá um aviso. Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

Alerta

Quando detecta uma tendência grave, o GT Saúde informa simultaneamente o Gabinete de Crise e a região sobre a orientação para a emissão de um alerta. Se o Gabinete de Crise decidir não emitir o alerta, a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde. Se o Gabinete de Crise emite o alerta, parte-se para a necessidade de ação.

Ação

Emitido o alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser adotado (protocolos, fiscalizações, etc). Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, a proposta é imediatamente aplicada e divulgada no site do município. Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.