Atenção! Poderosa frente fria trará fortes tempestades ao estado

Uma abrangente onda de tempestades precederá o ingresso no começo da semana de uma atipicamente intensa massa de ar frio para esta época do ano. Segundo a Metsul Meteorologia, o cenário de tempestades severas é esperado para o Centro da Argentina, Uruguai, Centro-Sul do Brasil, Paraguai e até na Bolívia. É muito alto o risco de tempestades de grande severidade com vendavais e granizo de variado tamanho, além de chuva localmente forte a intensa.

Os temporais terão início em províncias do Centro da Argentina ainda no final deste sábado e na madrugada deste domingo. As nuvens muito carregadas de temporais tendem a se formar inicialmente ao Norte da província de Buenos Aires, Sul de Santa Fé e o Sul de Entre Ríos. A seguir, a frente avança para o Sudoeste e o Sul do Uruguai, atingindo as áreas de Montevidéu e de Colonia. No decorrer da manhã do domingo, as tempestades tomam conta do Uruguai.

No Rio Grande do Sul, a frente deve chegar à região de fronteira com o Uruguai entre o meio e o final da manhã. Entre a tarde e a noite, a atmosfera se instabiliza com o deslocamento do sistema frontal em grande parte do Rio Grande do Sul. Assim, a fim de se evitar o risco ou de chuva ou de temporal, o melhor horário para votar neste domingo na maioria das cidades do Rio Grande do Sul será no período da manhã e/ou no começo da tarde.

A frente, então, atingirá o Paraguai, os demais estados do Sul do Brasil, o Centro-Oeste e parte do Sudeste no decorrer as segunda-feira, mas se adverte que já antes, da tarde para a noite do domingo, muitas áreas destas regiões já terão pancadas de chuva e temporais isolados devido ao ar muito quente e instável que se prevê em dinâmica semelhante ao que ocorre em meses de verão.

A frente fria é tão poderosa, considerando que será impulsionada por uma massa de ar frio muito intensa e abrangente, atipicamente forte para novembro, que o sistema frontal conseguirá alcançar algumas áreas do Norte e até do Nordeste do Brasil, como o interior da Bahia, com chuva e temporais na terça e na quarta. O sistema, por exemplo, deve provocar muita chuva em pontos de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e da Bahia.

O cenário sinótico será propício para temporais localmente fortes a severos no deslocamento da frente fria pela Argentina, Uruguai, Paraguai e o Centro-Sul do Brasil. O perfil atmosférico será propício para a formação de algumas supercélulas isoladas de tempestade, capazes de gerar fenômenos de grande severidade como granizo de médio a grande tamanho, frentes de rajada com vento muito intenso, correntes descendentes de vento violentas (downbursts) e mesmo alguma atividade tornádica.

Uma das preocupações principais no avanço da frente fria será a ocorrência de vendavais que, em alguns locais, poderão ter rajadas destrutivas acima próximas ou acima de 100 km/h. Com isso, algumas localidades podem enfrentar danos e transtornos por quedas de árvores, falta de luz, destelhamentos e colapsos de estruturas. O granizo igualmente será uma ameaça. Dados de modelos indicam um elevado risco do fenômeno na passagem do sistema frontal.

Da Metsul

Sair da versão mobile