Segunda-feira inicia com chuva, mas terá aberturas de sol no RS

A segunda-feira (29/04) começa com chuva em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul. No entanto, o avanço de ar quente vai fazer o tempo abrir e o sol aparecer no Noroeste e Norte do estado. Nestas regiões, a temperatura sobe consideravelmente, com forte elevação e uma tarde de calor e abafamento.

Já no Sul, Oeste e Centro do estado, a instabilidade toma conta, com tempo se estabilizando ao longo do dia.

No Sul e parte do Oeste, antes da chuva o sol ainda aparece. Mas, com a chegada da instabilidade, a temperatura não se eleva muito na maioria das cidades destas regiões.

Há alerta para chuva forte localmente, com acumulados entre 50 mm e 100 mm em alguns pontos, o que pode ocasionar alagamentos. O risco de temporais isolados também está presente em todo o estado.

As mínimas no estado ficam em torno de 13°C em Bagé e 14°C em Pelotas. Já as máximas podem chegar a 28°C em Passo Fundo e 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros marcam entre 19°C e 22°C.

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva excessiva a extrema, com alto risco de cheias e enchentes, especialmente na primeira semana de maio.

Combinação de massas de ar quente e frio

Uma massa de ar excepcionalmente quente se intensifica sobre o Centro do país nesta semana, sob um padrão de bloqueio atmosférico. Ao mesmo tempo, ar mais frio atua em vários dias sobre a Argentina.

Essa combinação gera um enorme contraste térmico nas latitudes médias do continente, colocando o Rio Grande do Sul na zona de transição entre as duas massas de ar.

Devido à zona de transição, a instabilidade será frequente no estado, com muita chuva. Ora o ar frio de Sul avança, ora o ar quente de Norte ingressa, gerando áreas de instabilidade com precipitação abundante.

A chuva que cairá nesta semana se somará ao que já se precipitou no fim de semana e nos últimos dias, quando volumes expressivos foram registrados em diversas cidades gaúchas.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os acumulados nos últimos três dias chegaram a 179 mm em Quaraí, 113 mm em Rio Grande, 110 mm em Caçapava do Sul, entre outros municípios.

Na Grande Porto Alegre, somente em seis horas no sábado, choveu a metade da média de abril, com volumes entre 50 mm e 80 mm.

Como já choveu muito e vai chover muito mais, inevitavelmente haverá cheias. Várias bacias devem atingir cotas de alerta e inundação.

Há ainda risco de deslizamentos de terra e quedas de barreiras, além da possibilidade de bloqueios totais ou parciais em estradas.

Com a atmosfera em altitude mais aquecida nos próximos dias e a abundante instabilidade, as condições serão de risco de temporais em pontos isolados do estado.

Não se descarta a ocorrência de vento forte e granizo localizados na maioria dos dias da semana.

Previsão para Veranópolis

Em Veranópolis, a previsão para esta segunda-feira é de chuva, com acumulados de até 14 mm. O dia começa com precipitação, mas o sol deve aparecer no decorrer do dia.

A temperatura mínima será de 15°C, enquanto a máxima poderá chegar a 26°C.

Sair da versão mobile