Atenção! Poderosa frente fria trará fortes tempestades ao estado

Uma abrangente onda de tempestades precederá o ingresso no começo da semana de uma atipicamente intensa massa de ar frio para esta época do ano. Segundo a Metsul Meteorologia, o cenário de tempestades severas é esperado para o Centro da Argentina, Uruguai, Centro-Sul do Brasil, Paraguai e até na Bolívia. É muito alto o risco de tempestades de grande severidade com vendavais e granizo de variado tamanho, além de chuva localmente forte a intensa.

Os temporais terão início em províncias do Centro da Argentina ainda no final deste sábado e na madrugada deste domingo. As nuvens muito carregadas de temporais tendem a se formar inicialmente ao Norte da província de Buenos Aires, Sul de Santa Fé e o Sul de Entre Ríos. A seguir, a frente avança para o Sudoeste e o Sul do Uruguai, atingindo as áreas de Montevidéu e de Colonia. No decorrer da manhã do domingo, as tempestades tomam conta do Uruguai.

No Rio Grande do Sul, a frente deve chegar à região de fronteira com o Uruguai entre o meio e o final da manhã. Entre a tarde e a noite, a atmosfera se instabiliza com o deslocamento do sistema frontal em grande parte do Rio Grande do Sul. Assim, a fim de se evitar o risco ou de chuva ou de temporal, o melhor horário para votar neste domingo na maioria das cidades do Rio Grande do Sul será no período da manhã e/ou no começo da tarde.

A frente, então, atingirá o Paraguai, os demais estados do Sul do Brasil, o Centro-Oeste e parte do Sudeste no decorrer as segunda-feira, mas se adverte que já antes, da tarde para a noite do domingo, muitas áreas destas regiões já terão pancadas de chuva e temporais isolados devido ao ar muito quente e instável que se prevê em dinâmica semelhante ao que ocorre em meses de verão.

A frente fria é tão poderosa, considerando que será impulsionada por uma massa de ar frio muito intensa e abrangente, atipicamente forte para novembro, que o sistema frontal conseguirá alcançar algumas áreas do Norte e até do Nordeste do Brasil, como o interior da Bahia, com chuva e temporais na terça e na quarta. O sistema, por exemplo, deve provocar muita chuva em pontos de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e da Bahia.

O cenário sinótico será propício para temporais localmente fortes a severos no deslocamento da frente fria pela Argentina, Uruguai, Paraguai e o Centro-Sul do Brasil. O perfil atmosférico será propício para a formação de algumas supercélulas isoladas de tempestade, capazes de gerar fenômenos de grande severidade como granizo de médio a grande tamanho, frentes de rajada com vento muito intenso, correntes descendentes de vento violentas (downbursts) e mesmo alguma atividade tornádica.

Uma das preocupações principais no avanço da frente fria será a ocorrência de vendavais que, em alguns locais, poderão ter rajadas destrutivas acima próximas ou acima de 100 km/h. Com isso, algumas localidades podem enfrentar danos e transtornos por quedas de árvores, falta de luz, destelhamentos e colapsos de estruturas. O granizo igualmente será uma ameaça. Dados de modelos indicam um elevado risco do fenômeno na passagem do sistema frontal.

Da Metsul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.