Lula liga para Putin, recusa convite de visita à Rússia e reforça proposta de paz

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou uma conversa por telefone com o líder russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (26/5). Durante a ligação, o presidente brasileiro comunicou a impossibilidade de aceitar o convite para visitar a Rússia durante a reunião do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que ocorrerá em junho.

O convite para participar do evento foi feito em abril, durante a visita do chanceler russo, Sergey Lavrov, a Brasília. Na ocasião, o presidente não confirmou sua presença. Hoje (26/5), Lula informou ao líder do Kremlin que não estará disponível para viajar na data mencionada.

Além disso, durante a conversa, o presidente reiterou a posição do Brasil de buscar diálogo com ambas as partes envolvidas no conflito entre Rússia e Ucrânia, buscando negociar o fim do confronto que já se arrasta há mais de um ano.

Em comunicado, o governo russo destacou que durante a conversa telefônica, Lula ofereceu “contribuições fundamentais sobre o andamento da situação na Ucrânia”.

Sair da versão mobile