Cobra é encontrada dentro de carro em Santa Catarina

Uma cobra falsa-coral foi encontrada dentro de um veículo na manhã desta sexta-feira (11), em Jaraguá do Sul (SC). O animal dormia dentro do veículo quando foi encontrado pelo proprietário, no bairro Ilha da Figueira. O homem acionou a equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiete (Fujama), que fez o recolhimento do animal.

De acordo com Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama, ao contrário do que muitos pensam, esta espécie tem veneno, só que mais fraco e injetado de forma diferente do que as demais. “É mais difícil injetar a toxina, ela precisa ficar mordendo por um tempo maior para que o veneno escorra e entre no corpo da vítima”, afirma.

No entanto, Gilberto afirma que as diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem capturá-las sem auxílio de um profissional. “Temos no Brasil cerca de trinta espécies de corais verdadeiras e mais de 60 de falsas-corais, então, não existe uma regra para identificá-las, tem que tomar cuidado”, alerta.

O biólogo afirma que nesta época do ano, com as temperaturas baixando, é comum as serpentes procurarem locais mais quentes para se protegerem das condições do tempo. Desta forma, podem entrar em casas, carros e outros ambientes.

A cobra, que tem quase um metro de cumprimento, será solta em uma área de mata, longe da cidade.

Com informações do Portal ClicRDC, foto Fujama reprodução.

Sair da versão mobile