Polícia Civil prende nove por extorsão online e em serviços no RS; três já estavam presos

A operação, chamada de Dívida Ativa, cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Antônio Prado, Caxias do Sul e Canela

Nove pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (25) suspeitas de integrarem um grupo que extorquia vendedores e prestadores de serviços no Rio Grande do Sul. Três dos presos já estavam no sistema prisional e receberam novas ordens de prisão.

A operação, chamada de Dívida Ativa, cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Antônio Prado, Caxias do Sul e Canela.

Os criminosos criavam perfis falsos para comprar produtos online e enviavam comprovantes falsos de pagamento. Quando a vítima despachava a encomenda, era ameaçada para não procurar a polícia e obrigada a pagar aos estelionatários. O grupo também extorquia prestadores de serviços, exigindo ressarcimento por serviços não feitos da forma correta. Para intimidar as vítimas, os criminosos mostravam armas e citavam nomes de facções criminosas.

As investigações, que duraram seis meses, geraram 23 medidas cautelares. A polícia apreendeu 10 celulares em um presídio e busca identificar outros criminosos e os mentores do grupo. A polícia pede a colaboração da população para identificar outros crimes cometidos pelo grupo. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Sair da versão mobile