Polícia Federal deflagra operação contra importação clandestina de baterias e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a Operação Plata y Plomo, visando desarticular um grupo criminoso especializado na importação clandestina de baterias e sucatas de baterias estrangeiras, internalizadas por meio da fronteira entre Santana do Livramento/RS e Rivera/URU.

A operação contou com a participação de cerca de 80 policiais federais, que cumpriram dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Santana do Livramento/RS (5), Novo Hamburgo/RS (3), Sangão/SC (1), Concórdia/SC (2) e Brusque/SC (2).

Investigações

As investigações iniciaram em maio de 2023, após a apreensão de um caminhão carregado com sucatas de baterias e baterias novas, todas de procedência estrangeira. As mercadorias eram transportadas de maneira dissimulada, por meio da emissão de notas fiscais falsas por empresas de Novo Hamburgo/RS e de Santa Catarina.

Estimativa aponta que, em apenas nove meses, mais de 950 toneladas de baterias foram introduzidas irregularmente no país,

Sair da versão mobile