Preço da carne bovina cai 15% em um ano, com destaque para filé-mignon

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra queda em todos os cortes

O preço da carne bovina caiu 15% em um ano, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta semana pelo IBGE. O destaque foi para o filé-mignon, que ficou 15% mais em conta na comparação com agosto de 2022.

Todos os cortes de carne bovina ficaram mais baratos em agosto, segundo o IPCA. O destaque foi para o filé-mignon, que teve a maior redução, de 15%. Outros cortes que se destacaram na deflação foram peito, alcatra e capa de filé.

A queda dos preços é influenciada pelo preço que o boi é vendido no campo, que, apenas neste ano, diminuiu cerca de 30% na comparação entre janeiro e setembro. Esse declínio, por sua vez, é motivado pela alta oferta de animais no pasto.

Ainda assim, outros custos da cadeia de carne bovina estão impedindo que o produto nos supermercados tenha queda ainda mais intensa. Um desses custos é o menor abate de animais pelos frigoríficos, por causa da baixa no consumo.

Além disso, as redes varejistas estariam mantendo uma margem alta de lucro neste ano, segurando os preços.

Apesar dos custos que ainda impedem uma queda mais intensa dos preços da carne bovina, a tendência é que os preços continuem a cair nos próximos meses.

Sair da versão mobile