Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos de idade

A atriz Léa Garcia morreu, nesta terça-feira (15), aos 90 anos de idade. O anúncio do falecimento foi confirmado por meio das redes sociais.

“É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado, no Festival de Cinema de Gramado, da nossa amada Léa Garcia”, diz o comunicado.

Léa seria homenageada com o troféu Oscarito, junto com Laura Cardoso, no 51º Festival de Cinema de Gramado nesta terça. A artista, inclusive, estava na cidade, e chegou a participar do tapete vermelho do evento, que começou no último sábado (12).

A causa da morte não foi divulgada e ainda não há informações sobre os atos fúnebres da atriz.

Léa Lucas Garcia de Aguiar nasceu no Rio de Janeiro em 11 de amrço de 1933. Tornou-se atriz em um momento da história em que esse não era um trabalho comum para mulheres negras.

Queria estudar Letras para ser escritora, mas optou pela atuação após conhecer Abdias Nascimento. O dramaturgo e ativista apresentou a ela a sua estante de livros e sugeriu a leitura das tragédias gregas. Depois, a convenceu a subir no palco pela primeira vez, na peça Rapsódia Negra (1952), do próprio Abdias, encenada pelo Teatro Experimental do Negro.

A partir de então, a paixão pelas artes cênicas tomou conta da vida de Léa. Trabalhando em teatro, TV e cinema, a artista consolidou uma carreira de papéis marcantes. A Rosa, da novela Escrava Isaura (1975), a tornou conhecida do público, e venceu a barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. É uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.

Sair da versão mobile