Lula bate recorde de viagens nos quatro primeiros meses do seu governo

Nos primeiros 120 dias do seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou 18 dias viajando para seis países diferentes, batendo um recorde desde a redemocratização do Brasil. Após retornar da China e dos Emirados Árabes Unidos, o presidente embarcará em breve para uma visita a Portugal e Espanha, totalizando cerca de 76 mil quilômetros percorridos desde a posse em janeiro.

Lula tem a política externa como uma das prioridades do seu governo e começou sua agenda internacional com uma visita à Argentina e ao Uruguai, seguida por uma viagem de três dias aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente Joe Biden. Ele deveria ter ido para a China em março, mas adiou devido a uma broncopneumonia, viajando apenas em abril. Na China, assinou 15 acordos e deu declarações vistas como antagônicas aos EUA. Durante uma parada nos Emirados Árabes Unidos, Lula foi criticado por equiparar as responsabilidades de Moscou e Kiev na guerra na Ucrânia.

Em comparação, o atual presidente Jair Bolsonaro fez quatro viagens internacionais no mesmo período, mas em locais diferentes, ficando um total de 12 dias fora do país, visitando Suíça, Estados Unidos, Chile e Israel.

Sair da versão mobile