Curtindo as férias? Confira dicas do que fazer no verão na microrregião de Veranópolis

Atividades culturais, pontos turísticos e belezas da natureza são opções para quem deseja descansar e se divertir nas horas de lazer

A chegada do verão é marcada por um clima de férias e descanso. O importante para essa época do ano é aproveitar o tempo livre ao máximo, recarregando a mente para iniciar o ano para valer. Pensando nisso, a reportagem da Studio reuniu algumas dicas de programações e locais para visitação disponíveis na microrregião de Veranópolis.

Feira do Vinho Doce

Evento tradicional do início de ano, ocorre junto a Feira da Agroindústria Familiar, na Praça XV de Novembro, todo sábado, das 7h30 às 11h30. A época de sua realização é decorrente da época da vindima na Serra Gaúcha, quando o vinho doce é produzido. A bebida lembra um suco de uva gaseificado, não alcóolico, devendo ser consumido e conservado gelado.

Vinícolas Simonetto e Antonio Bin

Serra Gaúcha é sinônimo de terra de bons vinhos, então, aproveite para visitar as vinícolas veranenses que oferecem uma experiência única.

A Vinícola Simonetto elabora vinhos, espumantes e sucos artesanalmente. Na sede, oferece visitação às caves, degustação das bebidas, um merendin – lanche colonial típico – e até a experiência de uma sabrage! O local abre de terça à quinta das 13h30 às 18h, na sexta das 9h às 18h e aos fins de semana das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h, com atendimento por grupos, sob agendamento.

Já a Vinícola Antônio Bin possui um atrativo especial com as belas paisagens rurais em meio à natureza. A comercialização dos produtos inclui a degustação de vinhos, sucos e espumantes em um local repleto de histórias. O local atende de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.

Cascata da Usina Velha

Iniciando uma trilha de turismo pelas belezas veranenses através da BR-470, a Cascata da Usina Velha é destino obrigatório para quem gosta de uma programação em meio a natureza. Formada pelas antigas barragens do Rio Retiro, são duas quedas de cerca de 7 metros de altura, uma ao lado da outra. O local guarda as ruínas da primeira usina hidrelétrica do interior gaúcho, que fornecia energia para Veranópolis. Vá preparado para fazer uma boa caminhada, afinal, o acesso ao local é por uma estrada íngreme e sem pavimentação, mas que garante boas paisagens no percurso.

Belvedere do Espigão

Seguindo estrada pela rodovia, você encontra o Belvedere do Espigão, localizado na subida da Serra do Rio das Antas. A vista do paradouro é incomparável: você pode visualizar o leito do Rio das Antas, a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica Monte Claro e a Ponte da Estrada de Ferro. Em dias de tempo limpo, também é possível ver os vagões dos trens desaparecendo por entre os túneis sob as montanhas. O acesso é gratuito.

Pico do Monte Claro

A vista mais famosa de Veranópolis, que tem ganhado fama por todo o país. É o pico mais alto do município, com vista para o rio, vales, barragens, plantações, além de um lindo pôr-do-sol e nascer do sol. Você também pode acampar no local.

Cascata dos Marin e Cotipaland

Localizada no Arroio Sapatinho, a cascata possui duas quedas: uma de 80 metros e outra de 60 metros, sendo uma das maiores da região. A trilha de acesso já presenteia o visitante com lindas paisagens, mas o destino final é surpreendente: piscinas naturais formadas pelas quedas d’agua. Junto do parque, há a área de lazer, o Cotipaland, que possui uma equipe especializada para apoiar e acompanhar a prática de esportes radicais. O local abre aos sábados e domingos e feriados das 9h às 18h, com horário diferenciado em alta temporada.

Filó de Vila Flores

Espaço de preservação da cultura italiana local, o atrativo proporciona uma série de vivências coloniais, para quem deseja reviver um pouco dos hábitos do povo que colonizou a região. São cerca de quatro horas de atividade, com teatros, lanches, brincadeiras, oficinas e outras experiências culturais.

Um mate no Caramanchão

Patrimônio paisagístico de Fagundes Varela, a sombra das árvores em frente à Praça Bella Vista é um dos pontos turísticos do município que te convida a sentar com um chimarrão e colocar a conversa em dia com os amigos e familiares.

Águas termais – Caldas do Prata

Complexo de piscinas de águas termais, cercado pela natureza que possibilita a realização de trilhas, o espaço Caldas do Prata é o local perfeito para uma programação em família. Com atendimento de quinta a domingo e feriados, das 08h30 às 18h, o espaço é seguro e tranquilo, ideal para quem procura descanso. Para mais informações, acesse o site.

Para refrescar o verão

Outra dica também é curtir os balneários, cascatas e rios que nossa microrregião oferece, porém, não esqueça dos cuidados para evitar afogamento. O assunto foi pauta de uma entrevista com o Tenente Andrade, do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, apontando orientações essenciais para quem for desfrutar dessas atividades.

Veja mais | Comandante do Corpo de Bombeiros reforça dicas de prevenção para evitar afogamentos

Sair da versão mobile