Veranópolis está com risco médio de infestação do Mosquito Aedes Aegypti

Os agentes de combate às endemias do município de Veranópolis estiveram realizando o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023. 

A coleta de amostras realizada em janeiro, obteve o resultado de 2,1% de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o que significa risco médio de infestação. Para esta época do ano este índice é considerado razoável, em função do clima quente e das chuvas mais contínuas. Esse determinante é resultado das ações que estão sendo intensificadas e também pela população estar contribuindo com as orientações e os cuidados no combate a lugares que podem ser criadouros de mosquitos.

O objetivo do LIRA é identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o objetivo de intensificar assim as ações nos locais onde existe maior presença das larvas do mosquito.

Foram coletadas várias amostras de larvas, as quais foram analisadas pelo laboratório do município e muitos foram positivos. Estes focos foram encontrados em locais com água parada, pequenos recipientes plásticos, caixa d’água, bebedouros de animais entre outros.

Vale destacar que a Secretaria de Saúde de Veranópolis, por meio dos agentes de endemias, está realizando as atividades previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue como visitas aos imóveis, porém, continua necessário a colaboração de toda a população no sentido de evitar água parada. O alerta é válido principalmente nesta época do ano em que a estação é quente, e o ciclo do Aedes Aegypti torna-se muito rápido. Destaca-se que o mosquito também é o transmissor da Febre Amarela Urbana.

Atenção para os cuidados

Sair da versão mobile