Zélia, primeira prefeita de Vila Flores, conta a sua história na política e reforça o papel da mulher na sociedade

Em Vila Flores, o primeiro Chefe do Executivo Municipal foi uma mulher. Zélia Brandalise Fiori, de 79 anos, participou da comissão emancipacionista da cidade e foi escolhida pelo povo para ocupar o cargo de prefeita entre os anos de 1989 a 1992. Primeira mulher da região a assumir o posto, ela teve a coragem necessária para quebrar barreiras e comandar a organização de um município que ainda estava sendo formado.

Zélia afirma que a sua entrada na política aconteceu naturalmente. Professora e diretora por 25 anos na rede estadual de ensino da cidade, na então Escola Isolada de Vila Flores, atual Colégio Dosolina Boff, atribui a essa construção junto ao ensino a edificação de sua vida pública. Após compor a comissão emancipacionista, foi escolhida pelos moradores da comunidade do município como candidata a chapa única da eleição. Com 79% dos votos favoráveis, no dia 1º de janeiro de 1989, fez história sendo a primeira mulher prefeita da região e a primeira chefe do executivo da recém formada Vila Flores.

Após o mandato, ela seguiu na vida pública. Nos anos subsequentes concorreu e foi eleita três vezes vereadora. Em duas, assumiu cargo como secretária de Saúde. Em uma, assumiu o papel no legislativo, sempre com o foco de fomentar a construção de novas lideranças.

Hoje, olhando para trás, ela rememora com muito carinho o tempo em que esteve à frente do município. Além disso, define com a palavra “aprendizado” a sua vivência no poder executivo.

Para o futuro da cidade ela espera a construção de novas lideranças. Incentivadora do ingresso das mulheres na política, Zélia reforça que o público feminino deve requisitar o seu espaço no poder e que todas as que buscam seguir na vida pública devam ter coragem para enfrentar os desafios, assim como ela teve.

Sair da versão mobile