Zélia, primeira prefeita de Vila Flores, conta a sua história na política e reforça o papel da mulher na sociedade

Em Vila Flores, o primeiro Chefe do Executivo Municipal foi uma mulher. Zélia Brandalise Fiori, de 79 anos, participou da comissão emancipacionista da cidade e foi escolhida pelo povo para ocupar o cargo de prefeita entre os anos de 1989 a 1992. Primeira mulher da região a assumir o posto, ela teve a coragem necessária para quebrar barreiras e comandar a organização de um município que ainda estava sendo formado.

Zélia afirma que a sua entrada na política aconteceu naturalmente. Professora e diretora por 25 anos na rede estadual de ensino da cidade, na então Escola Isolada de Vila Flores, atual Colégio Dosolina Boff, atribui a essa construção junto ao ensino a edificação de sua vida pública. Após compor a comissão emancipacionista, foi escolhida pelos moradores da comunidade do município como candidata a chapa única da eleição. Com 79% dos votos favoráveis, no dia 1º de janeiro de 1989, fez história sendo a primeira mulher prefeita da região e a primeira chefe do executivo da recém formada Vila Flores.

Após o mandato, ela seguiu na vida pública. Nos anos subsequentes concorreu e foi eleita três vezes vereadora. Em duas, assumiu cargo como secretária de Saúde. Em uma, assumiu o papel no legislativo, sempre com o foco de fomentar a construção de novas lideranças.

Hoje, olhando para trás, ela rememora com muito carinho o tempo em que esteve à frente do município. Além disso, define com a palavra “aprendizado” a sua vivência no poder executivo.

Para o futuro da cidade ela espera a construção de novas lideranças. Incentivadora do ingresso das mulheres na política, Zélia reforça que o público feminino deve requisitar o seu espaço no poder e que todas as que buscam seguir na vida pública devam ter coragem para enfrentar os desafios, assim como ela teve.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.