Nova remessa não será suficiente para imunizar todos idosos que aguardam pela 2ª dose da Coronavac na microrregião

Cerca de 1.386 pessoas aguardam pela 2ª dose e apenas 120 imunizantes serão entregues para a localidade

A microrregião de Veranópolis, que é composta por Fagundes Varela, Vila Flores e Cotiporã receberá, ao total, 1.565 novas doses da vacina contra a covid-19, que fazem parte da 16ª remessa disponibilizada pelo governo do RS às coordenadorias regionais. Dessas, 120 são da Coronavac e chegam para vacinar idosos com idade inferior a 69 anos que ainda não receberam sua segunda dose da vacina.

O quantitativo que chegará, porém, não será suficiente para suprir a demanda reprimida por conta dos atrasos de entregas que ocorreram nas últimas semanas. Neste momento, cerca de 1.386 pessoas da microrregião, com idade inferior a 69 anos, aguardam para completar seu esquema vacinal, por isso, as 120 doses não serão suficientes. 

A falta de imunizantes começou a ocorrer por volta do dia 20 de abril e desde então seguiu sendo uma problemática para as Secretarias de Saúde, que dependem do envio por parte do Ministério da Saúde.

Diante do contexto, a eficiência do esquema vacinal é colocada em questão. A vigilância epidemiológica da cidade, porém, afirma que apesar do ideal ser a realização da aplicação da segunda dose após 28 dias da primeira, as recomendações do Estado apontam a possibilidade de disponibilização a qualquer momento, sem prejuízos de imunização.

Sair da versão mobile