Macrorregião da Serra Gaúcha ultrapassa a taxa de 100% de ocupação de leitos de UTI

No estado do RS, apenas a Serra e a macrorregião dos Vales (111,7% de lotação) apresenta ocupação superior a 100%

A porcentagem de ocupação de leitos de UTI é uma grande preocupação, visto que, com a pandemia, a demanda que já era alta pelas internações, aumentou significativamente. Na região da Serra Gaúcha e nos principais hospitais que são referência para o município de Veranópolis, foi constatado nos últimos dias um aumento exponencial no número de lotação. O mesmo comportamento foi observado em todo o RS.

O dado que mais gera preocupação nos últimos dias diz respeito a condição da macrorregião da Serra Gaúcha. Integrada por 49 município, sendo suportada por 27 hospitais, possui uma elevada demanda por leitos, sejam eles de UTI ou clínicos. Nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, a localidade chegou a 100,7% de ocupação de leitos não clínicos, número mais elevado até então – atualização 26/02, 14h06min.

O maior aumento, porém, se concentra nos últimos três dias: no dia 22 de fevereiro, segunda-feira, a porcentagem de internações chegou próxima aos 80% (79,9) e ultrapassou rapidamente os 100% em quatro dias (hoje, 26). Se comparados os dados desta sexta, 26, com a última, dia 19, constata-se que o aumento foi de cerca de 23% na lotação.

Até a última atualização desta notícia, dos 304 leitos disponíveis, 306 estão ocupados. A ocupação em leitos SUS é de 98,8% e de leitos privados, 103%. A esmagadora maioria de pessoas internadas são suspeitas ou confirmadas para a covid-19: dos 306 internados, 208 relacionam-se com a doença e 98 são referentes a outras enfermidades.

Em relação aos leitos fora da UTI, os dados também preocupam. Apesar de apresentar uma situação mais confortável, o aumento é uma realidade diária. Se comparada a sexta, dia 19, com esta, dia 26, o crescimento está na casa de 16% de ocupação.

A partir deste sábado, dia 27 de fevereiro, todo o estado do RS estará sob bandeira preta, ou seja, maiores restrições serão empregadas na busca de barrar esse avanço do vírus.

Veja os dados completos

Sair da versão mobile