Resumo: confira a situação dos municípios da Região de Veranópolis após fortes chuvas

Nesta terça-feira (07) e quarta-feira (08), fortes chuvas foram registradas no município de Veranópolis e região, comprometendo estradas e residências nestas cidades.

A situação de Veranópolis

Veranópolis teve apenas situações pontuais de danos, como bueiros entupidos e tubulações quebradas. A equipe de infraestrutura está, desde ontem (07), mapeando os transtornos e enviando profissionais especializados para concertar os problemas. Não houve registros de falta de energia.

No interior, as estradas de Barros Cassal e Navegantes foram interditadas. Equipes foram enviadas para verificar a situação e mapear demais problemas.

Clique aqui e confira a entrevista da Studio junto ao Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente sobre o assunto.

Danos em Bento Gonçalves

A cidade vizinha de Veranópolis, Bento Gonçalves, registrou uma série de transtornos. Segundo dados da Prefeitura, foram registrados alagamentos em residências, rompimento de tubulação, desmoronamentos e queda de árvores. 

Os bairros mais atingidos foram Santa Helena, Fátima, Maria Goretti, Eucaliptos, Municipal, Centro, Verona, Vila Nova III, KM2, Planalto, São Roque e os distritos de Faria Lemos, Tuiuty e Vale dos Vinhedos.

Na Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, as equipes trabalham hoje para retirada das pedras e terra, após deslizamento no leito da via. Na Basilio Zorzi, no Municipal e Avenida São Roque, também foram registrados deslizamentos.

A estrada de acesso a Linha Zemith está totalmente bloqueada, após um barranco ceder, a subprefeitura de Faria Lemos trabalha no local. Na ERS-431 também há registro de terra e pedra na estrada. O trânsito para Linha Alcântara está interrompido.

Na Linha Navegantes, o trânsito também está interrompido, com alagamento em residências. A ponte da Linha Alcântara está submersa, também sendo impedida a passagem de veículos. As equipes também monitoram a cheia do Rio Pedrinho.

Confira a matéria com demais informações.

BR – 470 na Serra das Antas

Devido ao grande volume de chuvas na região, o trecho foi bloqueado na noite da terça-feira (07). Segundo os bombeiros, o risco maior era a água provocar o efeito de erosão entre a ponte e o início do asfalto, a água ficou correndo por debaixo da cabeceira, provocando a possibilidade de desmanche do asfalto nesse local.

A liberação do fluxo na BR 470 aconteceu apenas na manhã desta quarta-feira (08), por volta das 10h após limpeza da pista e avaliação das cabeceiras pelos bombeiros, DNIT e PRF.

Grandes filas se formaram e ainda se formam pois a pista não está toda liberada, estão ocorrendo deslisamentos de terra. No trecho próximo ao Belvedere da Ferradura em Bento Gonçalves ocorreu um destes deslizamentos e o trânsito está em meia pista.

Confira a entrevista com o Tenente Baigorra do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, sobre a situação.

Fagundes Varela: falta de energia e queda de árvores

Em Fagundes Varela os danos não foram expressivos. O registro foi de falta de energia nas Capelas de São Pedro e Caravaggio. A RGE já foi contatada e, neste momento, está realizando a manutenção. Algumas árvores caídas necessitaram ser retiradas pela equipe de obras do município.

Vila Flores: problemas no interior

Os transtornos diagnosticados em Vila Flores dizem respeito ao interior. Na ERS 437, que está com obras de pavimentação, houve queda de barreiras e muita água sobre a pista descendo pelas encostas.

A ponte que liga Vila Flores com Protásio Alves está bloqueada pela água, tendo em vista que o nível do Rio da Prata está muito elevado. No interior, as estradas estão todas danificadas, bueiros entupidos e entradas de propriedades prejudicadas. A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito está tomando todas as providências para solucionar os danos. Segundo o Prefeito, não houve comunicado de falta de energia elétrica.

Confira mais informações na matéria completa.

Cotiporã: uma das maiores enchentes da história

Conforme relato dos moradores, a última cheia no município com níveis de água tão altos como desta vez, foi registrada no ano de 2001.

A Ponte do Rio das Antas e a Ponte do Rio Carreiro, seguem submersas, sem previsão para a liberação do acesso. A maior parte da cidade está sem energia elétrica e a RGE realiza no momento, os serviços necessários. Houve ainda registro de queda de árvores e barreiras nos acessos rurais e na estrada Bento Gonçalves, transbordamento de boeiros e rios, além de casas inundadas.

A Administração Municipal está executando os trabalhos necessários e pede para que os moradores evitem trafegar pelos acessos, para garantia da segurança de todos.

Confira o pronunciamento do Prefeito sobre a situação.

Santa Tereza: guarnição de Veranópolis auxiliando na enchente

A cidade de Santa Tereza registra diversos desabrigados, após a água do Rio Taquari subir nesta quarta-feira (08). Os bombeiros de Veranópolis, através do Tenente Baigorra, comandam um grupo em operação na cidade, onde há informações de seis a oito famílias ilhadas, juntamente com o Tenente Massuti de Bento Gonçalves e a Defesa Civil. As equipes estão equipadas com material de salvamento aquático e preparados para permanecer até três dias no local.

Confira um vídeo demonstrando a situação crítica do local.

Nova Roma do Sul: Balsa inativa

A balsa de Nova Roma do Sul não está dando passagem em nenhum dos sentidos que a embarcação realiza o transporte.

Além disso, as estradas que dão acesso ao município estão com problemas, estando apenas a ligação com Antônio Prado podendo ser trafegada, entretanto, esta encontra-se, também, bastante comprometida.

Nova Prata: sem acesso a Protásio Alves

Segundo informações do Secretário responsável pela pasta de obras, Milton Giombelli, houve alguns deslizamentos de terra na estrada que liga o município com Protásio Alves. Esta situação já foi solucionada e o tráfego voltou ao normal, entretanto, a ponte que liga as duas cidades está submersa, estando impossibilitada a passagem.

A estrada que liga Nova Prata em sentido a Guabiju também está interditada, isto porque, por conta da grande incidência de chuvas a via está alagada. Não houve o registro de falta de energia elétrica.

Sair da versão mobile