Prefeitura de Bento Gonçalves instala placas “não dê esmolas” para conscientizar população

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os malefícios da doação de esmolas, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), iniciou a instalação de placas viárias com o apelo “Não dê esmolas”. As placas também fornecem informações de contato para a Assistência Social/CREAS, que atende pelo número (54) 3055-7357. Ao todo, 20 placas serão instaladas nos principais pontos de semáforos do município.

Essa iniciativa faz parte do programa Bento em Ordem e reforça a mensagem de que existem recursos municipais voltados para a reintegração de pessoas em situação de rua. Os serviços incluem acesso a documentação, encaminhamento para o mercado de trabalho, acolhimento na Casa de Passagem, além de suporte em saúde e assistência social. Tais benefícios são oferecidos pelo Serviço Especial de Abordagem Social e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Segundo o secretário Eduardo Virissimo, “hoje temos um levantamento claro que mais de 90% dos valores arrecadados por esmolas em semáforos e dentro do município de Bento Gonçalves são usados para a compra de álcool, drogas, ou seja, para o sustento de seus vícios. Por esse motivo, pedimos para a população não dê a esmola e avise a Assistência Social para que a gente possa chegar nessas pessoas para auxiliá-las a sair desta situação”.

O prefeito Diogo Siqueira reforçou a importância da iniciativa, afirmando: “Temos todos os serviços oferecidos na assistência, saúde, temos vagas de emprego, precisamos mudar o entendimento que quem dá esmola está auxiliando essas pessoas. Dar esmola é só piorar o vício no álcool, na droga. Aos poucos vamos avançando nessas ações”.

O Serviço de Abordagem Social, com sede no CREAS (Rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), atua com busca ativa e atendimento por demandas nas ruas de Bento Gonçalves. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com plantão contínuo pelo WhatsApp (54) 99222-8259. Além disso, a SEDES mantém a Casa de Passagem, que oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação. A casa está localizada na Rua Francisco Navarini, nº 136, bairro Maria Goretti, e funciona das 19h às 07h.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

13 Comentários

  1. Condiz muito com a soberba isso não tem nada a ver cm conscientização, o serviço quando chamado sempre tem boas desculpas para não irem até o local da pessoa em situação de rua.. está mais para higienização de pessoas em situações de rua do que para realmente dar suporte com as políticas públicas de assistência social

  2. CARAMBA ,EU TENHO QUE CONHECER ESSE PREFEITO DE BENTO GONÇALVES, GOSTEI DAQUELA PESQUISA DOS BOLSAS FAMÍLIA TAMBÉM, PARABÉNS,👏👏👏

      1. Luis Henrique Andrighe isso é graça a meia dúzia de parasitas que querem que o governo corte na saúde educação nos programas sociais mas não taxe a menoria que são os bilionários

      2. Ivanio Bertoldo será que são os bilionários?? Ou será que o senhor de 9 dedos não quer cortar gastos como secretárias e gastos desnecessários que eles não abrem mão? Ricos não são o problema não, temos um governo que gasta mais do que pode, que não tem compromisso, aliado a tudo isso tem um ministro da economia que não entende nada de economia.

      3. Ivanio Bertoldo pois é culpar um presidente que não está mais no poder há 2 anos é foda né kkkk quem governou o Brasil por 3 mandatos e não fez nada??? Não votar no Bolsonaro é uma escolha, aceitar que Lula é honesto é Burrice.

      4. Ivanio Bertoldo é meu amigo a história é outra mas tudo bem vamos deixar por isso, infelizmente vamos viver tempos difíceis até 2026.

  3. UEEE vocês escolheram isto vocês votaram no 9 dedos ele o Lula trouxe essa realidade
    Os esquerdista não gosto de ver carteira de trabalho adoram e ter benefício ter tudo nas mãos
    Trabalhar pra que se povo sustenta tem mendigo que ganha mais que trabalhar em uma empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo