Polícia Civil e Brigada Militar desarticulam célula criminosa em operação contra o tráfico em São Borja
Ação conjunta resulta na prisão de líderes do tráfico, apreensão de drogas, armas e rádios comunicadores na fronteira
Na tarde desta sexta-feira, 29 de novembro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Borja, em parceria com a Delegacia de Polícia de Itaqui, a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, e o 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (2º BPAF) da Brigada Militar, deflagrou uma ação contra o tráfico de drogas no município.
A operação, resultado de meses de investigação, teve como objetivo desarticular uma célula de uma organização criminosa que atuava no comércio de entorpecentes. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão nos bairros Várzea, Tiro, Vila Cabeleira e Bairro do Passo.
Entre os detidos está um homem de 29 anos, com extensa ficha criminal que inclui tráfico de drogas, associação criminosa e homicídio tentado, identificado como o responsável pela gestão de pontos de tráfico. Outros dois indivíduos, de 20 e 19 anos, que atuavam na distribuição de drogas e na coleta de valores, também foram presos preventivamente.
As investigações apontaram que o grupo movimentava altas quantias oriundas do tráfico de entorpecentes. Durante as diligências, foram apreendidos drogas, armas, munições, dinheiro em espécie, celulares, veículos e rádios comunicadores que estavam sintonizados na frequência das forças de segurança.
Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Borja, onde permanecerão à disposição da Justiça. A ação foi destacada como fundamental para a manutenção da ordem pública e a interrupção das atividades ilícitas que afetam a segurança da comunidade.