Polícia Civil desarticula esquema de extorsão em comunidade de Viamão na segunda fase da Operação Xerxes

Na manhã desta quinta-feira (28/11), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou a segunda fase da Operação Xerxes. A ação visa reprimir crimes de extorsão, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e domínio territorial, praticados por uma organização criminosa na comunidade Vila Chácara da Figueira, em Viamão.

Segundo o delegado João Vitor Herédia, a investigação foi iniciada no final de 2021, com base em diversas denúncias anônimas. As informações indicavam que membros de uma organização criminosa exigiam pagamentos de moradores para permanecerem no local. Quem não pagava era violentamente expulso, sofrendo agressões, ameaças e intimidações com armas de fogo.

Domínio territorial e continuidade dos crimes

Além de praticarem extorsão, os criminosos controlavam o tráfico de drogas na região, exercendo um verdadeiro domínio sobre a comunidade. Segundo o delegado, o grupo explorava moradores economicamente e impunha práticas como:

  • Acolhimento forçado de olheiros do tráfico, que alertavam sobre a chegada de autoridades policiais;
  • Ameaças e agressões físicas, inclusive com armas de fogo;
  • Expropriação de bens e expulsão de moradores que não se submetiam às regras impostas;
  • Manutenção de rotas de fuga e intimidação constante.

Após a primeira fase da Operação Xerxes, descobriu-se que as atividades criminosas não apenas continuaram, como foram intensificadas com ordens vindas de dentro de presídios. “As lideranças criminosas seguiam comandando as operações de tráfico e extorsão, e, após serem soltas, ampliaram suas atividades criminosas”, destacou o delegado Herédia.

Resultados da operação

Até o momento, a operação resultou em:

  • Cinco prisões de integrantes do grupo criminoso;
  • Cumprimento de 19 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão.
Leia também:  Brigada Militar apreende armas, drogas e mais de R$ 40 mil em operação em Caxias do Sul

A Polícia Civil segue atuando para desarticular completamente o esquema e devolver a tranquilidade à comunidade, que sofre com a opressão do crime organizado.

Operação Xerxes reforça o compromisso das autoridades com o combate ao tráfico, à extorsão e à lavagem de dinheiro, promovendo a segurança e a justiça nas áreas mais vulneráveis.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo