Governo discute cooperação estratégica com órgãos japoneses

Reuniões tiveram ênfase no foco estratégico da missão em resiliência climática, inovação e infraestrutura

O governador Eduardo Leite e sua comitiva encerraram, nesta quinta-feira (21/11), a etapa de Tóquio da missão pela Ásia com uma série de compromissos voltados à cooperação internacional e troca de experiências em gestão de desastres e desenvolvimento sustentável. As reuniões incluíram a Japan International Cooperation Agency (Jica), o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão (Meti) e o Departamento de Prevenção de Desastres do Governo de Minato, com ênfase no foco estratégico da missão em resiliência climática, inovação e infraestrutura. 

Na audiência com a Jica, a comitiva discutiu possibilidades de parceria em áreas como educação, infraestrutura e resiliência a desastres. A agência japonesa apresentou casos de sucesso em cooperações internacionais, destacando como o Rio Grande do Sul poderia se beneficiar de tecnologias e metodologias japonesas, especialmente em prevenção de desastres naturais. 

Reunião com a Agência de Cooperação Internacional do Japão
“Queremos transformar essa troca de conhecimento em ações concretas para o nosso Estado”, disse Leite – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“O Japão é referência em gestão de desastres, e a Jica é um parceiro estratégico para que possamos modernizar nossas políticas. Queremos transformar essa troca de conhecimento em ações concretas para o nosso Estado”, destacou Leite. 

No Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão, o governador apresentou as potencialidades econômicas do Rio Grande do Sul e discutiu estratégias para atrair investimentos japoneses em áreas como energia renovável, com foco especial no hidrogênio verde. O ministério, que desempenha um papel central na economia japonesa, manifestou interesse em apoiar iniciativas que promovam a descarbonização e a inovação industrial no Estado. 

21 11 2024   Reunião no Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão
No Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão, o governador apresentou as potencialidades econômicas do RS – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Estamos trabalhando para consolidar o Rio Grande do Sul como um destino atrativo para investimentos sustentáveis. O diálogo com o Meti é uma oportunidade de mostrar como o nosso Estado está alinhado com as tendências globais de inovação e responsabilidade ambiental,” afirmou o governador. 

No encerramento da agenda do dia, a comitiva foi recebida pelo Departamento de Prevenção de Desastres do Governo de Minato, onde conheceu projetos implementados para mitigar os impactos de eventos climáticos extremos. Entre as iniciativas destacadas, estavam sistemas de evacuação e alerta, infraestrutura resiliente e ações de educação para conscientizar a população. 

Reunião no Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão
“Estamos trabalhando para consolidar o RS como um destino atrativo para investimentos sustentáveis”, destacou o governador – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Após essa audiência, a comitiva embarcou para a China, onde a missão terá sequência. Também participam do roteiro os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Leia também:  Exportações do agronegócio gaúcho somam US$ 4,5 bilhões no terceiro trimestre de 2024

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo