Estado trata de investimentos na saúde com Emirados Árabes Unidos

Possíveis acordos em diferentes segmentos foram abordados na reunião em Dubai

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) se reuniram com autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) na sexta-feira (15/11), antes de integrar a Missão ao Japão e à China, que começou nesta segunda (18/11). O encontro, que teve como pauta principal a prospecção de negócios no setor da saúde, ocorreu em Dubai e foi coordenado pelo titular da Sedec, Ernani Polo.

Foram tratados possíveis acordos de cooperação em diferentes segmentos – como negócios em hubs de saúde no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, e o desenvolvimento de projetos conjuntos para instalação de base operacional de empresas gaúchas nos EAU. O debate teve a presença do diretor do Ministério da Saúde dos EAU, Abdulla Khalfan Saeed Al Kindi, autoridade máxima no setor da saúde do país. Al Kindi é também presidente da Associação Médica dos Emirados e da Conferência Internacional de Farmácia e Medicina (ICPM), além de diretor do Fundo de Investimentos Al Hazim.

Um dos tópicos abordados foi a possibilidade transformar o Rio Grande do Sul em um polo de turismo em saúde, segmento que está crescendo no Brasil e caracteriza-se pela busca por condições de tratamentos mais diversificadas e acessíveis. “Essa área deve se consolidar como uma tendência, e os Emirados Árabes tem experiência no segmento, o que pode ser uma oportunidade para produtos gaúchos”, disse Polo.

O secretário detalhou que há mais de 70 acordos de livre comércio dos EAU com outros países e dentro do Gulf Countries Council (GCC), organização composta por países do Golfo Pérsico que trabalham em conjunto para promover a cooperação econômica, política e de segurança na região. A vantagem é que muitos produtos não têm imposto, ou têm imposto mínimo nesse negócio. “Al Kind se colocou à disposição das empresas gaúchas que queiram entrar e registrar seus produtos nos Emirados Árabes Unidos para que, com esse registro, possam também acessar os países do GCC e outros mais”, explicou.

Leia também:  Dois homens são vítimas de soterramento em Camargo

Cadeia alimentar

Outro ponto debatido foi a avaliação de um investimento por meio de um fundo com recursos oriundos do petróleo em áreas ligadas à agropecuária, como inovação, pesquisa e desenvolvimento de medidas para segurança alimentar. Um primeiro projeto que já está em andamento é o do trigo com melhoramento genético, altamente proteico. “O Rio Grande do Sul é produtor de trigo e ainda dispõe de Centro de Excelência, por meio da Embrapa Trigo, de Passo Fundo”, lembrou Polo.

O Estado também recebeu o convite para a Conferência Internacional de Farmácia e Medicina (ICPM 2025) evento a ser realizado de 21 a 23 de janeiro de 2025, no Parque de Inovação e Tecnologia de Sharjah, nos EAU. Al Kindi deve visitar o RS no próximo ano para avançar nas discussões.

Também participou do encontro o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, entre outros representantes do Estado.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo