Estado reforça segurança em presídios com transferência de detentos e desarticulação de comércio ilegal

O governo do Estado realizou duas operações significativas entre a noite de quinta-feira (28/11) e a madrugada desta sexta-feira (29/11), mobilizando dezenas de agentes de segurança para reforçar o enfrentamento ao crime organizado. Uma das iniciativas foi a transferência de 17 apenados do Complexo Prisional de Canoas para o Módulo de Segurança Máxima da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), após a instalação de bloqueadores de celular no local. O investimento para essa tecnologia alcançou R$ 28 milhões, beneficiando 23 unidades prisionais.

Além disso, uma ação integrada desarticulou o comércio ilegal no entorno do Complexo Prisional de Canoas. Tendas e barracas, utilizadas para venda de produtos sem autorização e suspeitas de transmitir sinal de celular para detentos, foram desmontadas pela Polícia Penal, Brigada Militar e Polícia Civil. A operação, que resultou na retirada de 17 estruturas, também contou com a prisão de duas pessoas flagradas tentando usar drones para enviar ilícitos aos presos.

O titular da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou a importância dessas iniciativas no combate ao crime organizado. Ele ressaltou a redução dos índices de violência no Estado, atribuída à integração das forças de segurança e ao uso de estratégias como a instalação de bloqueadores de celular e a ampliação do isolamento de líderes criminosos em celas individuais. O novo módulo da Pasc, construído com investimento de R$ 30 milhões, foi planejado para inviabilizar qualquer comunicação criminosa.

Por fim, o governo trabalha para garantir melhores condições aos familiares de detentos no entorno dos presídios. Enquanto o comércio irregular foi desativado, estruturas como banheiros químicos e abrigos permanecem disponíveis para os visitantes. Há, ainda, um projeto em fase de licitação para a construção de um abrigo no Complexo de Canoas, com infraestrutura similar à da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2, visando oferecer mais conforto às famílias durante o período de espera.

Leia também:  Novo golpe de extorsão com ameaças e dados pessoais preocupa a população em Bento Gonçalves e região

Essa reformulação pode ser copiada e colada diretamente em um site WordPress, mantendo a formatação para uma publicação otimizada.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo