Ciclone bomba traz ameaça de tempestades severas ao Sul do Brasil, afirma Metsul

O Sul do Brasil está sob alerta devido à formação de um ciclone bomba que promete intensificar as tempestades entre este domingo e segunda-feira, alerta a Metsul. A rápida ciclogênese, fenômeno que caracteriza o desenvolvimento do ciclone, será responsável por organizar uma linha de instabilidade, trazendo fortes vendavais, chuvas torrenciais e risco de granizo em vários estados da região. O fenômeno é considerado incomum para esta época do ano, sendo mais frequente nos meses frios.

O centro do ciclone começará a se formar no Uruguai no final de domingo, deslocando-se rapidamente para o Atlântico Sul na segunda-feira. Apesar de o sistema se afastar da costa, sua formação será acompanhada de tempestades severas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de impactos em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A MetSul Meteorologia destaca que este período será crítico, com altas chances de alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.

Eventos anteriores de ciclones bomba, como o ocorrido em 2020, mostraram o potencial devastador desse tipo de fenômeno. Embora o ciclone de 2024 tenha posicionamento distinto e não atue diretamente sobre a costa brasileira, o impacto no continente virá das condições atmosféricas instáveis durante sua formação, com vendavais que podem ultrapassar 100 km/h em algumas localidades. Especialistas apontam para o risco elevado de supercélulas, capazes de gerar ventos ainda mais destrutivos.

Modelos meteorológicos confirmam a possibilidade de uma queda de pressão atmosférica de até 50 hPa em 30 horas, destacando o caráter excepcional do fenômeno. Embora os ventos ciclônicos mais intensos permaneçam em alto-mar, áreas costeiras podem enfrentar rajadas de 60 km/h a 70 km/h na segunda-feira. A população é aconselhada a permanecer atenta às previsões e às orientações das autoridades para evitar maiores impactos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

47 Comentários

  1. Ciclones bombas são os resultados da administração do PT mas algumas pessoas não estão se dando conta do estrago que está fazendo em nossa país.

    1. Nei̊de C Costella com toda certeza concordo com você, essas pessoinhas só vão se dar conta quando tiver com a corda no pescoço com 10 nós…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo