Calor intenso antecede dias de chuva e tempestades no sul do Brasil

Semana começa com forte elevação de temperatura, mas será marcada por instabilidade climática e precipitações volumosas em várias regiões

A partir desta semana, o Sul do Brasil enfrentará dias consecutivos de instabilidade climática, com chuvas intensas e risco de tempestades localizadas. Após um período de temperaturas abaixo da média, o calor retorna com força, especialmente no Rio Grande do Sul, impulsionado por uma massa de ar tropical quente e úmida. Esse aquecimento intenso será seguido por mudanças no clima, com chuvas que podem ser torrenciais em algumas áreas, as informações são da Metsul.

Nesta segunda-feira, o tempo já começa a mudar com precipitações previstas para o Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. Na terça-feira, a instabilidade se intensifica, com chuvas se espalhando por mais regiões do estado, enquanto no Norte e Noroeste, o calor ainda predomina. A partir de quarta-feira, a chuva se torna mais abrangente, alcançando grande parte do estado e até outros estados do Sul e Sudeste, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Os volumes de chuva projetados são elevados em algumas áreas, com modelos meteorológicos indicando até 150 mm em pontos do Oeste gaúcho até terça-feira. A continuidade das precipitações ao longo da semana aumenta o risco de alagamentos e inundações repentinas em diversas localidades. Mesmo que as chuvas sejam irregulares, sua intensidade em curtos períodos pode causar transtornos.

A atmosfera quente e úmida, combinada com baixa pressão atmosférica, cria condições favoráveis para temporais isolados. Eventos localizados de granizo, vendavais e raios podem ocorrer, especialmente entre quarta e quinta-feira. Apesar disso, não se espera um cenário generalizado de tempo severo, mas episódios pontuais que serão monitorados em curto prazo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo