Polícia Civil realiza a quarta fase da Operação Irmandade com ações em Caxias do Sul
A Operação Irmandade, coordenada pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro do Denarc, chega à sua quarta fase com novas ações em diversas cidades, incluindo Caxias do Sul. A operação, deflagrada nesta quarta-feira, 4 de setembro de 2024, contou com a participação de 80 policiais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Foram cumpridas 41 medidas cautelares, entre elas prisões preventivas, mandados de busca e apreensão, e bloqueio de contas bancárias. Em Caxias do Sul, um importante operador financeiro e logístico da organização foi preso. Além dele, outros dois indivíduos foram capturados em Alvorada e Ijuí, com a apreensão de armas, documentos e mídias.
Na quarta fase da operação, mais de R$ 6 milhões foram movimentados em esquemas financeiros ilegais, com a utilização de técnicas sofisticadas para mascarar transações ilícitas. Em Caxias do Sul, um casal foi apontado como o responsável pelo gerenciamento de valores milionários ligados à distribuição de entorpecentes.
A Operação Irmandade, desde 2021, já cumpriu mais de 450 medidas cautelares e revelou um esquema complexo de ocultação de bens, com o envolvimento de organizações criminosas nacionais. Ao todo, o grupo já movimentou mais de R$ 30 milhões em operações financeiras fraudulentas.