Frente fria na reta final do inverno pode trazer chuva forte e tempestades, alerta Metsul

Uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul entre esta quinta e a sexta-feira com aumento de nebulosidade e chuva. A instabilidade já deve afetar parte do estado nesta quinta, mas em algumas cidades a chuva somente deve chegar nas primeiras horas da sexta-feira e com risco de temporais isolados.

Esta é a época do ano em que aumenta a frequência de temporais no Rio Grande do Sul. Os meses da primavera e do verão tendem a registrar muitos temporais com a atmosfera mais aquecida e, assim, instável.

O evento de tempo instável entre esta quinta e a sexta e que terá maior intensidade na sexta-feira na Metade Norte já indica mudança no padrão atmosférico com um incremento na ocorrência de tempestades no Sul do Brasil com a chegada da primavera, que vai ocorrer no domingo às 9h44.

O tempo nesta quinta começa a mudar da tarde para a noite com a formação de áreas de instabilidade pré-frontais na Metade Oeste e que vão avançar até o final do dia para pontos do Leste gaúcho com pancadas de chuva isoladas e eventuais temporais isolados por conta da temperatura elevada.

O maior momento de instabilidade vai se dar entre a noite desta quinta, a madrugada e a manhã da sexta. Será quando a frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com uma faixa de nuvens muito carregadas com raios, chuva que será localmente forte e a probabilidade de temporais isolados.

A frente muda o tempo com chuva no Oeste, Sul e áreas do Centro do estado no final da tarde desta quinta e à noite. Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira, o sistema frontal leva chuva para as demais áreas do estado.

Os mapas a seguir mostram a projeção do avanço da instabilidade no final da quinta-feira e na primeira metade da sexta com base no modelo de alta resolução WRF da MetSul e que pode ser consultado pelo assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

Leia também:  Padaria é interditada e quase 1 tonelada de produtos é apreendida durante fiscalização no RS

Por isso, na área de Porto Alegre, embora já não se descarta chuva no final desta quinta-feira, a instabilidade mais forte é prevista para horas da madrugada desta sexta-feira, prosseguindo ao longo do feriado farroupilha com gradual enfraquecimento.

Quanto a frente fria pode trazer de chuva

Os dados indicam que deve chover entre 20 mm e 50 mm na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto em pontos localizados a precipitação na atuação deste frente fria pode atingir marcas de 50 mm a 80 mm no estado gaúcho pela análise da MetSul.

O sistema frontal deve atingir vários pontos de Santa Catarina e o Paraná entre a sexta e o sábado, mas com menor organização. Mesmo assim pode ocorrer chuva forte isolada com temporais localizados nos dois estados. Os volumes de chuva, porém, devem ser menores que no território gaúcho.

Alto risco de temporais isolados
A probabilidade de que ocorram temporais isolados na passagem da frente fria é alta. Diferentes pontos podem ter queda de granizo e há risco ainda de vendavais localizados, considerando a rapidez com que a frente vai se deslocar pelo estado. Não se pode afastar o risco de temporal na Grande Porto Alegre, especialmente na madrugada da sexta.

Assim, tempo severo isolado pode causar transtornos na passagem deste sistema frontal pelo Rio Grande do Sul. Há possibilidade, por exemplo, de alagamentos por chuva forte a intensa em alguns municípios assim como danos por queda de granizo e vento forte de forma isolada. A forte instabilidade ainda provocar cortes de luz em diferentes locais do Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo