Chuvas fortes e temporais atingem o Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira (19), alerta Defesa Civil
A partir da quinta-feira (19), o Rio Grande do Sul será afetado por chuvas fortes e temporais devido ao aumento da umidade vindo do Norte e à aproximação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai. As regiões do Noroeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) estão na rota dos fenômenos climáticos adversos.
Tempestades severas, com descargas elétricas, granizo e ventos fortes entre 70 e 90 km/h, podendo superar os 100 km/h de forma isolada, são esperadas, especialmente na fronteira com o Uruguai e no Oeste gaúcho. Durante a noite, as tempestades se espalharão por áreas como a Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce, com acumulados de 40 a 70 mm/dia no Centro-Oeste, Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, enquanto outras regiões devem registrar entre 10 e 25 mm/dia.
Na madrugada e manhã de sexta-feira (20), a frente fria continuará avançando, provocando chuvas moderadas a fortes e temporais na metade Norte, Centro e RMPOA. Já no período da tarde, as precipitações moderadas devem persistir no Noroeste, Norte e Nordeste, com acumulados de até 35 mm/dia no Norte e 20 mm/dia nas demais áreas. Os ventos fortes, com intensidade entre 40 e 60 km/h, devem continuar em grande parte do Estado.
No sábado (21), a frente fria se afastará, resultando em tempo firme para a maior parte do Rio Grande do Sul, embora ainda haja possibilidade de chuviscos no Norte e Noroeste à tarde. Os ventos na metade Sul devem permanecer intensos, com rajadas entre 40 e 50 km/h.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o risco de transtornos causados pelas chuvas fortes e persistentes, além de tempestades pontuais, que podem ocasionar alagamentos e aumento no nível de córregos, arroios e pequenos rios, com possibilidade de inundações. A população é orientada a conhecer os Planos de Contingência de suas cidades e adotar medidas preventivas adequadas para minimizar os riscos em suas regiões.