Reforço de ar polar aumenta o frio com geada forte e nova chance de neve

Reforço de ar polar ingressa nas próximas horas e vai intensificar o frio no Sul do Brasil com geada generalizada e talvez nova queda de neve

A MetSul Meteorologia alerta quer um reforço de ar polar ingressa no Sul e no Sudeste do Brasil neste começo de semana, intensificando o frio nos três estados do Sul com tendência de geada generalizada e ainda a possibilidade de uma nova ocorrência de precipitação invernal (neve e/ou chuva congelada), as informações são da Metsul.

Uma massa de ar frio de trajetória continental ingressou no final da última semana com queda acentuada da temperatura e chegou a provocar neve e chuva congelante no Planalto Sul Catarinense entre as últimas horas da sexta-feira e o começo do sábado na área de São Joaquim.

O sábado se iniciou no Rio Grande do Sul com mínimas negativas de 1,7ºC abaixo de zero em Santana do Livramento e 1,2ºC abaixo de zero em Quaraí. Neste domingo, as mínimas novamente caíram abaixo de zero em várias cidades do Noroeste, Norte e o Sul gaúcho com -2,2ºC em Pinheiro Machado.

O domingo começou com -2,6ºC em São Joaquim, em Santa Catarina. No Paraná, Castro teve mínima hoje de -1,9ºC. No Mato Grosso do Sul, a temperatura desceu a 0,0ºC neste domingo em Maracaju. Em São Paulo, grande parte do interior anotou menos de 5ºC. Na cidade de São Paulo, 6,9ºC no Mirante de Santana e 4,3ºC em Parelheiros, no extremo Sul da capital.

Destaque para o frio em Minas Gerais. Nas áreas serranas do Sul do estado, as mínimas deste domingo foram de 7,3ºC abaixo de zero em Delfim Moreira e 2,9ºC abaixo de zero em Monte Verde. O frio se fez sentir no Triângulo Mineiro com 5ºC na estação oficial no campus Santa Mônica da UFU em Uberlândia.

Leia também:  Aeronaves da Segurança levam vacinas contra Covid-19 para 13 coordenadorias de saúde no interior

O que vai ocorrer agora? Um ciclone extratropical no Atlântico Sul impulsiona uma nova frente fria com aumento de nebulosidade e que já trazia muitas nuvens na manhã deste domingo para o Sul do Rio Grande do Sul. Essa faixa de nuvens do sistema frontal avança agora para Norte, precedendo o reforço de ar polar.

Na sequência da faixa de nebulosidade, da tarde para a noite deste domingo e durante a segunda-feira, ingressa o reforço de ar polar com ar ainda mais gelado em altitude e que vai prolongar o frio no Sul e no Sudeste do Brasil.

O reforço de ar polar ingressa com vento nesta segunda metade do domingo e durante a segunda-feira com rajadas de 40 km/h a 70 km/h em cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, baixando a sensação térmica e aumentando a sensação de frio.

Primeira metade da semana de madrugadas frias

O reforço de ar polar prolonga o frio e a primeira metade desta semana será marcada por noites frias a muito frias no Sul e no Sudeste do Brasil, onde a influência do segundo pulso de ar frio será maior. As mínimas vão seguir abaixo de zero em vários estados das duas regiões.

O amanhecer mais frio na Região Sul será o da terça-feira (mapa do modelo canadense) com mínimas perto de 0ºC e negativas em grande número de localidades. Nas áreas de maior altitude, os termômetros podem indicar mínimas tão baixas quanto -7ºC a -5ºC.

Em Porto Alegre, a terça pode amanhecer com 4ºC ou 5ºC no Jardim Botânico, mas no Sul da cidade pode fazer 1ºC ou 2ºC. Na Grande Porto Alegre, a terça amanhecerá com 0ºC a 2ºC. Na cidade de São Paulo, mínimas no Mirante em torno de 6ºC na terça e na quarta, mas em alguns bairros da cidade deve fazer 3ºC a 5ºC.

Leia também:  Serra gaúcha registrou temperatura mínima de 4ºC neste sábado

Pode nevar de novo?

Há uma chance pequena a média de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve fraca, entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. Modelos numéricos de previsão do tempo estão indicando tal possibilidade, embora não seja expressiva.

A chance de precipitação invernal se concentra nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense. Se nevar, a probabilidade é mais alta em cotas acima de 1200 mm de São José dos Ausentes e do Planalto Sul Catarinense. Em cotas de 800 m a 1000 m na Serra Gaúcha não se afasta chuva congelada.

Geada generalizada

A nova incursão de ar polar e com a atmosfera mais seca vai trazer geada generalizada no Sul do Brasil e ainda manterá as condições para geada em vários pontos de São Paulo e no Sul de Minas Gerais.

A geada será forte a muito forte na terça em grande número de cidades do Sul do país e deve ser observada até em pontos de Porto Alegre e mesmo no Litoral Norte, onde não costuma gear. Haverá ainda congelamento e formação de agulhas de gelo (needle ice) nos locais de maior altitude pelas mínimas muito baixas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo