Polícia Civil deflagra Operação Mordida Cruzada: três presos por estelionato, agiotagem e lavagem de dinheiro
Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil deflagrou a Operação Mordida Cruzada, visando desmantelar um esquema criminoso envolvendo estelionato, agiotagem, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação resultou na prisão de três indivíduos, incluindo um profissional odontológico que teria auxiliado nas atividades ilícitas.
A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), parte do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridas 108 medidas cautelares, que incluíram mandados de busca e apreensão, bloqueios de contas bancárias, sequestros de bens e prisões preventivas. As ações ocorreram em empresas e residências localizadas em Porto Alegre, Canoas, Triunfo, São Sebastião do Caí e Cachoeirinha.
As investigações revelaram que um dos suspeitos, amigo de um integrante de um grupo criminoso, utilizava empresas registradas em nome do dentista para ocultar e dissimular recursos provenientes de atividades ilícitas. Essas empresas, incluindo uma clínica odontológica, estariam envolvidas na lavagem de dinheiro oriundo de tráfico de drogas, agiotagem e estelionato.
O dentista, devido a dívidas acumuladas, teria começado a praticar estelionatos, adquirindo produtos com cheques sem fundo e contratando empréstimos utilizando os dados cadastrais de pacientes de seus consultórios odontológicos.