PF combate migração ilegal de brasileiros para os EUA em operação no leste de Minas Gerais

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 23 de agosto, a Operação Sáfaro, focada no combate ao crime de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação ocorre na região leste de Minas Gerais, envolvendo as cidades de Governador Valadares, Frei Inocêncio, Sapucaia de Guanhães, Central de Minas e Jampruca.

Durante a operação, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão preventiva e quatro de prisão temporária, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares/MG. Além disso, foi determinado o bloqueio de valores que somam aproximadamente R$ 35 milhões.

Os suspeitos são apontados como responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos com o objetivo de obter vantagem econômica. O esquema, conhecido como “cai-cai”, envolve famílias inteiras, muitas vezes formadas ficticiamente, que se entregam às autoridades americanas para dificultar ou evitar a deportação imediata.

As investigações revelaram que mais de 327 brasileiros, incluindo cerca de 101 menores de idade, foram levados ilegalmente para os EUA com o auxílio dessa associação criminosa, atravessando a perigosa fronteira mexicana. Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de crianças ou adolescentes, além de associação criminosa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo