Empresa confirma que balsa encontrada no Rio Taquari é a mesma que operava entre Santa Tereza e São Valentim
Uma balsa que havia desaparecido durante as fortes chuvas e enchentes de maio deste ano foi encontrada nesta quinta-feira (15) boiando no Rio Taquari, próximo ao porto de Estrela. A embarcação, que fazia a travessia entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, foi arrastada pela correnteza e colidiu com uma ponte na BR-386, entre Lajeado e Estrela.
A Lacel Construção e Apoio Naval, empresa responsável pela operação da balsa, confirmou a identidade da embarcação. Técnicos da empresa foram ao local para avaliar os danos e decidir sobre a remoção da estrutura e do rebocador, que também foi localizado nas proximidades. A balsa havia sido substituída por outra, menor, para atender à demanda da travessia.
A reaparição da balsa está relacionada à abertura das comportas da barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, que causou uma redução significativa no nível do rio. Com a diminuição do volume de água, diversos objetos e estruturas levadas pela enchente estão sendo encontrados ao longo do curso d’água.