Santa Catarina envia ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul diante das fortes chuvas

Em um gesto de solidariedade, o Governo do Estado de Santa Catarina enviou uma equipe completa com 34 profissionais, incluindo bombeiros militares e policiais militares, para auxiliar o Rio Grande do Sul no combate aos efeitos das fortes chuvas que assolam o estado. A ação, determinada pelo governador Jorginho Mello, partiu na manhã de quarta-feira, 1º de maio, e conta com o apoio de um helicóptero, oito viaturas, 12 embarcações e uma viatura equipada para resgates em deslizamentos.

Combate a inundações e apoio às vítimas

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se concentraram no município de Araranguá na madrugada de quarta-feira, onde receberam instruções e seguiram para Lajeado, no Rio Grande do Sul. Lá, integrarão o Sistema de Comando de Operações (SCO) e atuarão na resposta aos desastres causados pelas chuvas.

Composta por bombeiros das Forças-Tarefa (FT) dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú, a equipe catarinense possui expertise em situações de emergência e está preparada para auxiliar em resgates, salvamentos e na contenção de inundações.

A força-tarefa catarinense conta com os seguintes recursos:

Polícia Militar também se mobiliza

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) também se uniu à ação de ajuda humanitária, enviando uma equipe especializada para auxiliar no resgate e na assistência às famílias desabrigadas. Um efetivo do Batalhão de Aviação (BAPM) já está em solo gaúcho reforçando o policiamento local. A PMSC também planeja enviar uma equipe adicional para garantir a ordem pública após a diminuição do nível das águas.

Solidariedade e apoio mútuo entre estados

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ressaltou a importância da união entre os estados em momentos de necessidade. “No Rio Grande do Sul, os policiais catarinenses estão dando apoio na força-tarefa de resgate e ajudando os atingidos. As equipes permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário”, afirmou.

A ação de Santa Catarina demonstra a força da cooperação entre estados e a importância da ajuda mútua em situações de desastre. A expertise e os recursos enviados por Santa Catarina certamente serão fundamentais para auxiliar o Rio Grande do Sul no processo de recuperação e reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas.tunesharemore_vert

Sair da versão mobile