Leite participa de reunião de alinhamento com governo federal para tratar das próximas ações

O governador Eduardo Leite participou, no final da tarde deste sábado (4/5), de uma reunião com ministros do governo federal e representantes das instituições envolvidas no resgate às vítimas das enchentes no Estado. O encontro ocorreu na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, e discutiu ações em parceria com órgãos da União.

Na reunião, estiveram presentes os ministros da Comunicação, Paulo Pimenta, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, representando o governo federal. Ambos permanecerão no Estado para acompanhar as ações em andamento.

Em uma coletiva após a reunião, o governador destacou a importância de unir esforços para continuar as buscas necessárias. Ele destacou a solidariedade de todo o país diante da tragédia enfrentada no Estado.

“A dor que os gaúchos sentem hoje é compartilhada por todos os brasileiros, e percebemos isso nas muitas manifestações que temos recebido de todo o Brasil. Sabemos que não estamos sozinhos”, disse Leite.

“Estamos atuando em todas as frentes, com o apoio do governo federal e das prefeituras”, disse Leite – Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador ressaltou que os próximos dias ainda serão difíceis. “Haverá uma melhora no nível das chuvas, mas o clima seguirá atrapalhando os resgates. Estamos atuando em todas as frentes, com o apoio do governo federal e das prefeituras, para restabelecer os serviços essenciais o quanto antes”, explicou. 

Leite aproveitou para ressaltar que o Estado também vai precisar de um plano de reconstrução capaz de atender prontamente as necessidades da população atingida. Em sua fala, o governador afirmou que será necessário pensar em processos, recursos e medidas extraordinárias que agilizem o atendimento às pessoas que sofreram perdas, evitando a burocracia e a demora.

A reunião também serviu como preparação para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul no domingo (5/5) de manhã. Durante essa visita, Lula discutirá com Leite maneiras de reforçar o apoio do governo federal.

Sair da versão mobile