Drama em Porto Alegre: chuva, vento, frio e Guaíba mais alto nesta sexta

A chuva que voltou a castigar Porto Alegre com enorme intensidade nesta quinta-feira vai prosseguir nesta sexta-feira na capital, alerta a MetSul Meteorologia. Será mais um dia de instabilidade, agravando os problemas na cidade.

O dia em Porto Alegre será de muitas nuvens com predomínio de céu encoberto e pode chover a qualquer hora do dia na cidade. Alerta-se para o risco ainda de chuva por vezes moderada a forte, elevando ainda mais os acumulados de precipitação e causando mais problemas.

Mesmo com mais chuva e que ainda pode ser moderada a forte em alguns momentos, os volumes de chuva não devem ser tão altos quanto hoje e haverá períodos com garoa ou chuva leve.

A MetSul alerta ainda que o vento aumenta de intensidade ao longo do dia, sobretudo da tarde para a noite, podendo soprar com rajadas de 60 km/h a 70 km/h no momento do vento mais forte. Pontos isolados podem ter rajadas mais fortes, especialmente na orla e bairros altos.

O vento forte em Porto Alegre pode causar queda de árvores, especialmente com o solo saturado e instável. e cortes de energia elétrica em diferentes pontos.

Uma massa de ar polar ingressa no Rio Grande do Sul e derruba a temperatura. As mínimas ocorrem no final do dia, quando Porto Alegre pode ter 11ºC ou 12ºC em vários bairros. Com o vento, a sensação térmica será baixa.

Alertamos ainda que o vento Sul forte vai elevar acentuadamente o nível do Guaíba, que deve apresentar ondas grandes. Nos bairros sem proteção de diques e do muro, no Sul da cidade, o Guaíba com ondas deve avançar sobre áreas próximas da margem com inundações.

Sair da versão mobile