Polícia Federal deflagra ação contra o tráfico internacional de drogas por meio do Porto de Rio Grande

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Escafandria, desarticulando uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas pelo Porto de Rio Grande. A ação contou com o apoio da Receita Federal, da Marinha do Brasil e da Brigada Militar.

Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação também contou com a cooperação internacional da Europol e da Polícia da Alemanha para o cumprimento de um mandado de prisão preventiva no exterior.

A investigação teve início em 2022, após informações de que um grupo com integrantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estaria atuando no tráfico de drogas pelo Porto de Rio Grande. As apurações revelaram que o grupo utilizava mergulhadores para esconder cocaína na caixa de mar das embarcações, com destino a outros países.

Em agosto de 2023, uma carga de 198 kg de cocaína enviada pela organização foi apreendida pela Guarda Civil da Espanha no Porto de Las Palmas, em um navio que havia partido do Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile