Pedido de renúncia de Dom Adelar Baruffi é aceito pelo Papa Francisco

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar atuou como padre na paróquia Santo Antônio em Bento Gonçalves antes de ser nomeado Arcebispo de Cascavel

Dom Adelar Baruffi, Arcebispo de Cascavel desde setembro de 2021, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (12). A decisão, tomada após consulta ao Papa Francisco, visa permitir que Dom Adelar se dedique integralmente ao tratamento de um tumor cerebral, diagnosticado em 2022.

Embora esteja bem e participando das celebrações, Dom Adelar reconhece a necessidade de atenção especial à sua saúde. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradece o trabalho do religioso, destacando seu compromisso com a fé e a educação.

“Ao longo de seu pastoreio, soube confiar-se todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Com toda a certeza, em seu ministério, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza”, diz o documento da CNBB.

Dom Adelar continuará residindo em Cascavel como Bispo Emérito, permanecendo ativo na comunidade católica local. A partir de terça-feira (13), iniciará um tratamento psicológico e focará na recuperação de sua saúde.

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar atuou como padre na paróquia Santo Antônio em Bento Gonçalves antes de ser nomeado Arcebispo de Cascavel. Sua trajetória é marcada pela dedicação à Igreja e à comunidade.

Informações O Semanário e CATVE.

Sair da versão mobile