Três pontos estão impróprios para banho no Litoral Norte

O projeto Balneabilidade, referente à temporada 2023/2024, completa um mês de divulgação semanal de boletins sobre a qualidade da água para banho no Rio Grande do Sul. O levantamento, realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), revela que, dos 91 pontos analisados, 79 são considerados próprios para banho, enquanto 12 apresentam condição imprópria.

Na edição mais recente, divulgada nesta sexta-feira (12/01), destaca-se que, pela primeira vez neste verão, três pontos impróprios para banho estão localizados em praias do Litoral Norte (veja lista abaixo). O presidente da Fepam, Renato Chagas, sugere que isso ocorre devido à grande afluência de pessoas nas festas de fim de ano na região, levando à saturação do sistema de esgotamento sanitário nesses pontos.

A recomendação é que os banhistas evitem o mergulho nos pontos impróprios e arredores, especialmente nas áreas próximas às águas que desembocam nas praias por meio de tubulações, arroios ou rios. A analista da Fepam e coordenadora do projeto Balneabilidade, Cátia Luísa Vaghetti, alerta que crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são mais vulneráveis a doenças após tomarem banho em águas contaminadas.

Veja os pontos considerados impróprios para banho:

Recomendações aos banhistas:

Sair da versão mobile