FestFlor ocorre na próxima semana em Vila Flores com muitas atrações

Realizada a cada quatro anos em Vila Flores, a 6ª edição da FestFlor “Vien che te fà ben!” acontece na próxima semana, de quinta-feira a domingo (23 a 26/11), no salão paroquial da Igreja Matriz da cidade, com diversas atrações. Nesta edição, a novidade será o 1° Festival do Pão Frito, um resgate das tradições da gastronomia.

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), juntamente com os Grupos de Mulheres assistidos, está organizando o Festival do Pão Frito, iguaria que é um legado da cultura italiana. Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar, Marília Caleffi Paiva, vice-presidente da festa, a ideia é que o festival aconteça anualmente. Além do pão frito, estarão presentes no Pavilhão da Agroindústria 17 empreendimentos, comercializando produtos como queijos, pães, salames, doces e vinhos, e cinco pequenos restaurantes locais com gastronomia típica.

Quem visitar a festa também poderá reviver boas memórias. No Armazém, o público poderá ver como eram esses estabelecimentos antigamente, que tinham desde tecido, fumo, farinha, chinelo, enfim, um pouco de tudo. E no Caminho da Fé, Pão e Vinho, poderá vivenciar a fé e a espiritualidade, bem como a produção do trigo ao pão e da uva ao vinho, no espaço das agroindústrias, através da exposição de equipamentos antigos usados na fabricação do pão e do vinho. No Pavilhão Cultural, escolas do município também irão preparar uma representação de como era a casa da nona. Neste local, haverá oficinas (artesanato, saúde e vinhos), comercialização de artesanato, mostra do trabalho dos oleiros, além de espaços institucionais.

A FestFlor terá ainda atrações como feira multissetorial, mini presépios, exposição de carros antigos, passeios de balão, espaço para crianças, shows e uma variedade de atrações artísticas e culturais que homenageiam a imigração italiana. Todas as atrações são gratuitas, sendo pago somente o estacionamento.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Sair da versão mobile