Ciclone extratropical deve provocar chuva forte e ventos no Rio Grande do Sul no início de novembro

O mês de novembro começa com previsão de mais um episódio de chuva intensa no Rio Grande do Sul. Um ciclone extratropical deve se formar junto à costa gaúcha, provocando muita instabilidade atmosférica. Tudo isso é consequência do fenômeno El Niño, que continua ganhando força e deve chegar a seu ápice no fim do ano.

Segundo previsão do tempo elaborada pela MetSul Meteorologia, o primeiro dia de novembro será de nebulosidade variável na Grande Porto Alegre. O sol chega a aparecer entre nuvens, intercalando com período de tempo mais fechado. A chance de chover na região é menor do que em pontos do interior.

A previsão é de mais um dia de temperaturas agradáveis na Grande Porto Alegre e região dos Vales, com mínima entre 17 e 18 graus e máxima entre 23 e 24 graus. Na segunda metade do dia o vento leste deve ganhar força em toda a região, informa a MetSul.

O feriado de finados será de tempo fechado e chuvoso na metade norte e na faixa leste do Rio Grande do Sul. Há risco de temporais em pontos isolados, o que aumentará os já elevados volumes acumulados de chuva em algumas regiões. Municípios do Noroeste gaúcho como Horizontina, por exemplo, tinham acumulados de mais de 100 milímetros de chuva até o início da semana.

Entre quinta (2) e sexta-feira (3) um novo ciclone extratropical deve se formar bem próximo da costa gaúcha, na altura da Zona Sul do Estado. O fenômeno deve provocar chuva e ventos fortes, com risco de tempo severo em pontos da faixa leste gaúcha. A MetSul fala em “alto potencial para granizo e vendavais”.

Sair da versão mobile