Planejamento de homicídio é interrompido pela Polícia Civil na zona sul de Porto Alegre

No dia 30 de setembro de 2023, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, efetuou a prisão em flagrante de um casal por posse irregular de arma de fogo de uso equiparado a restrito e tráfico de drogas.

Segundo a Delegada Clarissa Demartini, os policiais receberam informações, via canal de inteligência, de que indivíduos ligados a uma organização criminosa praticariam um atentado contra rivais pertencentes a outro grupo criminoso, na Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre. A empreitada criminosa iniciaria com a reunião dos indivíduos, que seria em uma lanchonete, na zona sul da capital, a qual foi estabelecida como ponto de encontro de onde, a bordo de um veículo roubado, realizariam o ataque. O informe indicava a participação de um casal, sendo ele um indivíduo jovem, magro, cabelo preto, e ela uma mulher jovem, branca e de olhos claros.

Por volta das 23h do dia 29 de setembro, duas equipes de policiais se posicionaram em monitoramento do estabelecimento, de modo a ter ampla visão das pessoas que se aproximavam. Por volta da 1h da manhã, os policiais observaram a aproximação de uma mulher, com as características indicadas na denúncia.

Foi realizada a abordagem e com ela localizada uma pistola calibre 9mm, além de porções de maconha, fracionadas e embaladas para a venda. A segunda equipe, poucos minutos depois, visualizou um homem de mesmo porte físico daquele descrito na denúncia, o qual parecia muito nervoso, aparentando, pelo volume da cintura, estar armado. Foi realizada a abordagem e com ele localizado uma pistola calibre .9mm, com numeração suprimida, além de vários eppendorfs de cocaína, prontos para a venda. As duas pistolas estavam municiadas e possuíam carregadores sobressalentes, totalizando 84 munições do referido calibre, demonstrando o alto poder de fogo dos criminosos.

A Delegada Clarissa Demartini destaca a importância da prisão: “a atuação extremamente qualificada da equipe de policiais permitiu que mortes fossem evitadas. A expressiva quantidade de munições indicava que seria um ataque muito violento, provavelmente com mais de uma vítima”.

O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Mario Souza, reforça o compromisso no combate ao crime: “as prisões efetivadas reforçam o compromisso da Polícia Civil em combater fortemente as organizações criminosas, retirando armamento de seu poder, bem como agindo com informações de inteligência para frear investidas criminosas.”

Sair da versão mobile