Educação é assunto de encontro regional em Veranópolis

Nesta quarta-feira, dia 04 de outubro, aconteceu no auditório da ACIV em Veranópolis, a reunião mensal da regional AMESNE – Educação. Oportunidade onde o professor Carlos Eduardo Sanches proferiu uma palestra sobre o financiamento da educação, na perspectiva do direito dos estudantes.

Na ocasião, estiveram presentes as autoridades do município de Veranópolis, Secretários Municipais de Educação da Região AMESNE, Diretora do Campus da UCS – Nova Prata, Rosecler Masquio Gilioli, diretores, pedagogos e representantes dos professores da Rede Municipal de Ensino de Veranópolis e região.

Inicialmente, a Secretária de Educação Izabel Cristina Durli Menin e o Prefeito Waldemar De Carli, deram as boas-vindas a todos, ressaltando a importância da temática do encontro. A Diretora do Campus da UCS – Nova Prata abordou com os presentes a importância do fomento às novas turmas do Curso de Pedagogia do PARFOR como forma de qualificar ainda mais as práticas educativas dos municípios. Reforçou ainda, o convite para o curso de extensão “Docência na Contemporaneidade e o Direito à Educação” e demais cursos ofertados pelo Campus da UCS em Nova Prata.

Durante sua fala, Sanches retomou aspectos da Emenda Constitucional nº 108/2020, que criou o Fundeb permanente, bem como as complementações da União previstas ao fundo a partir desta normativa. Também, fez uma breve retomada das principais fontes de financiamento da educação pública, entre os quais a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e o Fundeb.
O Professor Carlos Eduardo Sanches também transcorreu sobre as boas práticas que envolvem os investimentos dentro dos municípios onde traçou uma linha histórica sobre os processos educacionais brasileiros e legislações educativas até o presente momento.
Outro ponto da fala do professor Carlos que vale ser destacado, foi o da importância de se efetivar processos de ensino-aprendizagem e de avaliação de desempenho com embasamento de dados sobre os processos pedagógicos de cada realidade educacional, visto que a legislação educacional está em processo de mudança e a formação contínua do professor precisa ser o foco principal, para que se atinja o objetivo maior da educação que é o direito à aprendizagem dos alunos.

A Secretaria de Educação de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, agradece o Sistema de Ensino Aprende Brasil pelo apoio e parceria na promoção deste importante encontro regional que visa fortalecer a qualidade do ensino na Terra da Longevidade e nos municípios participantes.

📸 Fotos: Leticia Ana Fracasso e Verônica Possamai

Sair da versão mobile