Polícia Federal prende homem que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante os atos de 8 de janeiro

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a 17ª fase da Operação Lesa Pátria, com o intuito de identificar e prender indivíduos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Foram realizados três mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), abrangendo áreas em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.
A Polícia Federal destacou que os eventos em investigação configuram, em tese, crimes que vão desde a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito até golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração, bem como inutilização de bens especialmente protegidos.
Entre os detidos nessa etapa da operação está o homem que foi preso em São Paulo. Segundo informações da Polícia Federal, ele teria transmitido ao vivo nas redes sociais sua presença na poltrona danificada do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, durante os protestos de janeiro.
A Operação Lesa Pátria continua em andamento, com o objetivo de desvendar e responsabilizar todos aqueles envolvidos nos ataques de janeiro, visando a preservação da ordem democrática e do Estado de Direito.