Defesa Civil do RS atualiza situação em cidades atingidas por temporais

Desde a madrugada desta segunda-feira (4/9), parte do Rio Grande do Sul tem enfrentado eventos adversos como tempestades, fortes ventos, queda de granizo e transtornos associados ao grande volume de chuvas. A Defesa Civil do Estado tem emitido vários alertas de risco hidrológico e meteorológico aos municípios e à população e atuado para mitigar os efeitos das chuvas em diversas cidades.

Segundo dados da Sala de Situação do Estado, que atua em parceria com o Centro de Operações do órgão, até o momento as cidades com maior volume acumulado de chuva em 72 horas são Passo Fundo (291,6 mm), Água Santa (221,6 mm), Ijuí (217,6 mm), Entre-Ijuís (207,4 mm) e Vacaria (202,2 mm). Além disso, foram reportados alagamentos nos municípios de Santo Expedito do Sul, Lajeado do Bugre, Nova Bassano, São Jorge, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Ibiraiaras e diversos outros pontos.

As regiões que requerem mais atenção neste momento, com relação ao risco hidrológico de inundações, são as dos vales do Caí e do Taquari. Outros pontos seguem sendo monitorados e podem ser acompanhados no site da Sala de Situação.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o número de desalojados chegou a 278, mas no início da noite já havia diminuído para 215. Os desalojados são de cinco cidades – a mais afetada é Nova Bassano (90).

Até o momento, foram informados quatro óbitos. Um homem foi vitimado, em Mato Castelhano, ao tentar atravessar o rio Piraçuce; em Passo Fundo, um homem sofreu um choque elétrico, no bairro Cruzeiro; já em Ibiraiaras, um casal morreu ao ter o carro levado por uma correnteza quando atravessava uma ponte no município.

Segundo o subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, é necessário que sejam tomados cuidados constantes. “As mortes que tivemos não são diretamente decorrentes da chuva, mas da falta de cuidados. É importante a atuação dos municípios, que devem estar com seus planos de contingência atualizados e informados para a população”, explicou. 

Ainda conforme Oliveira, a cultura de prevenção tem sido constantemente incentivada por ações da Defesa Civil. Ele lembrou também da importância de se estar cadastrado para o recebimento das mensagens de texto do órgão com os alertas. Atualmente, segundo dados da Defesa Civil, somente 7% da população estadual se encontra cadastrada no sistema de avisos. Saiba como se cadastrar para receber os alertas por SMS acessando esta página.

Alertas continuam sendo publicados periodicamente no site da Defesa Civil e em suas redes sociais. No site, há ainda uma série de medidas de segurança recomendadas.

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), dez trechos de sete estradas do Estado estão com algum tipo de bloqueio. A relação com os detalhes referentes a cada estrada pode ser acessada nesta matéria

Confira a situação em cada um dos municípios atingidos

Passo Fundo

Santo Expedito do Sul

Lajeado do Bugre

Sarandi

Boa Vista das Missões

Ibiraiaras

São Jorge

Bento Gonçalves

Caxias do Sul

Santa Maria

Marau

Nova Bassano

Casca

Nova Araçá

Campestre da Serra

André da Rocha

Protásio Alves

Carlos Barbosa

Panambi

Cruz Alta

Coqueiros do Sul

Cachoeira do Sul

Palmeira das Missões

Getúlio Vargas

Mato Castelhano

Erechim

Estação

Vacaria

Chapada

Montauri

Santo Antônio da Patrulha

Água Santa

Camargo

São Domingos do Sul

Sagrada Família

Paraí

Jacuizinho

Lagoão

Santo Ângelo

Boa Vista do Buricá

Sede Nova

Eugênio de Castro

Farroupilha

Santo Cristo

Sair da versão mobile