Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), denuncia ex-deputado federal Jean Wyllys por declarações homofóbicas

Após um embate no Twitter, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), formalizou uma denúncia no Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys por declarações consideradas homofóbicas. O episódio ocorreu na quarta-feira (19), quando Wyllys criticava a decisão do governo gaúcho de manter escolas cívico-militares. O ex-deputado afirmou que “gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.

O advogado de Jean Wyllys, Lucas Mourão, em resposta à denúncia, alegou que não tem conhecimento sobre a representação no Ministério Público, pois não houve comunicação oficial a respeito. Ele destacou que, por esse motivo, não é possível fazer comentários no momento.

A divulgação da denúncia foi feita pelo governador Eduardo Leite em sua conta oficial no Twitter na manhã desta quinta-feira. Em vídeo publicado na rede social, ele ressaltou a importância de combater a homofobia, o preconceito e a discriminação, independentemente de posicionamentos políticos. O governador enfatizou que uma sociedade justa é baseada no respeito, na tolerância e no julgamento das pessoas por suas qualidades de caráter, capacidade e honestidade, sem levar em conta cor da pele, crença religiosa ou orientação sexual. Salientou que não se pode tolerar qualquer forma de preconceito, seja qual for o grupo ou bandeira defendida por cada indivíduo.

A representação junto ao Ministério Público busca o devido esclarecimento sobre o ocorrido e a possível apuração de responsabilidades relacionadas às declarações consideradas homofóbicas. O episódio destaca a importância de promover um ambiente de respeito e inclusão, combatendo atitudes discriminatórias em todas as esferas da sociedade.

Sair da versão mobile