Ipê registra primeiro caso de dengue autóctone no município

O município de Ipê confirmou o primeiro caso de dengue autóctone no ano de 2023. A notícia foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica, que informou que a confirmação do caso foi realizada através de exame laboratorial conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública LACEN/CEVS/SES-RS.

O caso trata-se de uma criança de 10 anos, que apresentou sintomas no início do mês de maio. A Vigilância Ambiental, em conjunto com a Agente de Combate à Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, continua realizando visitas domiciliares e monitorando os pontos estratégicos do município. Essa ação tem como objetivo identificar possíveis áreas propícias à formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.

A Secretaria de Saúde de Ipê reforça a importância de a população redobrar os cuidados preventivos em suas residências. Esse trabalho é fundamental e deve ser realizado de forma coletiva, incluindo a eliminação de quaisquer recipientes que possam acumular água, a limpeza das calhas nas residências ou prédios, além de garantir que caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam bem vedadas, entre outras medidas.

É importante que todos fiquem atentos aos sintomas da dengue. Caso apresente febre alta por dois a sete dias (39 a 40 graus), dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, vômitos, diarreia e náuseas, é necessário procurar atendimento médico imediatamente. É fundamental evitar a automedicação, mas caso seja necessário tomar algum medicamento antes de buscar avaliação médica, é recomendado optar por analgésicos simples, como paracetamol e dipirona.

As autoridades de saúde estão atentas ao caso e adotando as medidas necessárias para evitar a propagação da doença em Ipê. A conscientização da população e a adoção de medidas preventivas são essenciais para combater a dengue e proteger a saúde de todos os moradores do município.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.